Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Novos semáforos dividem opinião

21/05/2021 13h26

Para metade dos usuários o trânsito melhorou

"Com a instalação dos semáforos, o trânsito de Braço do Norte melhorou ou piorou?” Esta foi a enquete realizada no Instagram @folhadovalecomunicacao, com a participação de mais de 400 internautas, entre terça e quarta-feira dessa semana. A resposta foi bem dividia. 51% disseram que piorou e 49% que melhorou, praticamente a metade para cada lado.

Motoristas reclamam da demora para se deslocar pela Felipe Schmidt


Com a entrada em operação em 28 de abril, os semáforos na Avenida Felipe Schmidt, nas esquinas com as ruas Teodoro Bernardo Schlickmann e Severiano Francisco Sombrio, prometiam melhorar o trânsito no Centro de Braço do Norte. “E já tiveram resultado na diminuição do número de acidentes nestas duas semanas”, garante o comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Braço do Norte, tenente coronel Marcos Aurélio Ramm. “Porém, é muito cedo para se fazer um levantamento ou um comparativo. Precisaríamos de, no mínimo 30 dias, ou mesmo de um período um pouco maior, para aguardar o motorista voltar a se acostumar com os semáforos”, defende Ramm. O comandante lembra que os horários de pico no trânsito, das 11 horas às 14 horas e após as 17 horas, são os de maior fluxo e, consequentemente, de maior chances de acidente. “Pelo menos neste horário eles diminuíram. O que é um indício de que os semáforos estão contribuindo para oferecer mais segurança a quem precisa cruzar a cidade”, explica.


Se por um lado diminuíram os acidentes, por outro aumentaram as filas para quem precisa passar pela principal avenida da cidade. “Perde-se muito tempo. Está horrível”, acrescentou Fabiola Vaz, leitora da Folha do Vale, defendendo que algo precisa ser mudado. Já Laine Picker Gil acredita que na esquina da Severiano Sombrio (loja Equilíbrio Natural) melhorou, mas na Teodoro Schlickmann (próximo ao Posto BN Flex), piorou, dificultando a saída dos veículos. Para o leitor Fernando Soeth, só alguns ajustes já seriam suficientes. “Não seriam necessários semáforos ativados nos domingos, por exemplo”, defende. Já Vânia Augusta Oliveira se sente, agora, mais segura. “Melhorou bastante. Não dava nem para atravessar a rua. Os carros vinham pra cima”.


A alternativa apresentada para o motorista que deseja cruzar mais rápido o Centro é evitar utilizar o trecho da Felipe Schmidt onde os semáforos estão instalados. A sugestão é transitar pelas avenidas Nereu Ramos, para quem se desloca de Grão-Pará ou Rio Fortuna para o Trevo de saída de Braço do Norte, ou que acesse a Jorge Lacerda se for no sentido inverso.

Mudanças são planejadas

O secretário de Planejamento de Braço do Norte, Vânio de Oliveira, o “Vaninho”, explica que os semáforos estão se auto-ajustando. “O usuário pode notar que há alguns metros da sinaleira existe uma câmera. As imagens captadas por ela estão sendo registradas em um sistema de software de inteligência artificial desenvolvido pela própria empresa que instalou os aparelhos”, explica o secretário. Os dados colhidos do número de veículos que passam pelas sinaleiras são computados e o sistema calcula o tempo e a hora do dia que cada sinaleira deve ficar aberta”, detalha.

Estas mesmas câmeras serão ligadas no sistema de videomonitoramento da Polícia Militar e as imagens estarão à disposição do Departamento de Trânsito da Prefeitura de forma gratuita, segundo o convênio de exploração comercial assinado com a Administração.


Outra mudança que deve acontecer no semáforo será a proibição para conversão a esquerda no semáforo da Severiano Sombrio. Quem se desloca do Trevo de Braço do Norte para Grão-Pará, por exemplo, deverá, obrigatoriamente, convergir uma esquina antes, ou uma depois. “A sinaleira que hoje trabalha em cinco tempos (uma para cada lado e uma para os pedestres) passará a funcionar em apenas três tempos. Abrirá simultaneamente nos dois lados. O motorista poderá ir reto ou virar à direita, somente”. Vaninho ainda adianta que os semáforos passarão a ter luz amarela intermitente das 23 horas às 6 da manhã e nos finais de semana, porém não soube dizer quando estas mudanças serão iniciadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!