Iniciativa reúne forças de segurança, poder público e entidades locais para fortalecer ações em segurança e qualidade de vida
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Braço do Norte (DEL-BN) lançou oficialmente na última semana uma nova Câmara Técnica (CT), voltada à área de Ordem Pública. A proposta é unir forças entre entidades e órgãos públicos para implementar políticas que promovam segurança, bem-estar e desenvolvimento no município.
A CT de Ordem Pública se soma às já existentes CTs Empresarial, de Infraestrutura, Educacional e de Inovação. Quem assume a coordenação é o conselheiro do DEL e comandante do 35º Batalhão da Polícia Militar, Major Ivan Cardoso, ao lado de técnicos e representantes de diversos setores ligados à ordem e segurança da cidade.
“Nosso foco será no aumento da sensação de segurança, na melhoria dos índices de criminalidade, na segurança no trânsito e no fomento de políticas de prevenção à violência, além de estimular a participação da comunidade nessas ações”, explica o Major.
A nova Câmara Técnica reúne representantes da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Prefeitura (trânsito, fiscalização, assistência social e Defesa Civil), Câmara de Vereadores, Conselho de Segurança, Conselho da Comunidade, Conselho Tutelar e OAB/Subseção Braço do Norte.
Prioridades em pauta
Alguns projetos prioritários já começaram a ser discutidos, como o “Guardião do Vale”, a revitalização da sinalização de trânsito e a prevenção ao crime através do desenho urbano. “Queremos integrar a sociedade civil e o poder público para garantir um ambiente seguro e propício ao crescimento sustentável de Braço do Norte”, afirma o comandante.
Reunião geral das Câmaras Técnicas e Conselho do DEL
Na última quinta-feira, 24 de abril, as cinco Câmaras Técnicas do DEL se reuniram para discutir projetos de curto, médio e longo prazo. Estiveram em pauta temas como mobilidade urbana, contorno viário, educação e inovação. A reunião aconteceu na Cerbranorte e contou com representantes das entidades participantes e do Poder Executivo.
O Conselho do DEL acompanhou os trabalhos e destacou a importância do avanço do projeto do contorno viário, uma demanda histórica do setor empresarial para melhorar o trânsito e o escoamento da produção regional.
Sobre o DEL
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local é uma iniciativa da Facisc, promovida em Braço do Norte desde 2015 pela Acivale, com apoio da prefeitura e de 14 entidades. O objetivo é articular políticas de desenvolvimento sustentável com a participação direta da sociedade.
Braço do Norte foi a cidade pioneira na implantação do modelo em Santa Catarina e se tornou referência. Atualmente, o DEL conta com cinco Câmaras Técnicas e um Conselho consultivo e deliberativo, composto por mais de 100 voluntários de diversos setores.