Região apresenta rotas integradas e aposta em parcerias para fortalecer desenvolvimento e atrair visitantes
Promovendo rotas turísticas e fortalecendo parcerias para o desenvolvimento regional Os municípios de Tubarão, Armazém, Gravatal, Laguna, São Martinho, Treze de Maio, Imbituba e Jaguaruna, integrantes da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), marcaram presença no FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizado neste fim de semana. Reconhecido como um dos maiores eventos de turismo da América Latina, o encontro reuniu profissionais do setor, empresários, gestores públicos e visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo.
A participação conjunta reforça o compromisso da região em fortalecer o turismo regional e promover rotas integradas, ampliando a visibilidade das potencialidades locais e favorecendo a geração de novos negócios. Durante o evento, os destinos apresentaram suas belezas naturais, infraestrutura turística e experiências autênticas, que formam um mosaico de atrações diversificadas entre o litoral e o interior.
O estande de Santa Catarina chamou a atenção de operadores de turismo, agências e visitantes interessados nas principais rotas promovidas pela AMUREL, como a Rota da Baleia-Franca, a Rota das Águas Termais e do Bem-Estar, além de circuitos voltados à natureza, cultura e gastronomia — opções que consolidam o turismo da região como uma experiência completa em todas as estações do ano.
Além da promoção regional, o FESTURIS se destaca como uma oportunidade estratégica para gerar negócios, firmar parcerias e ampliar o alcance dos destinos no mercado turístico. Segundo representantes da AMUREL, a presença no evento contribui para posicionar a região como destino capaz de reunir turismo de aventura, ecológico, histórico, cultural e religioso.
O prefeito de Laguna, Preto Crippa, ressaltou a importância da participação no evento.
“O FESTURIS é uma vitrine que projeta destinos para o Brasil e para o mundo. Estar aqui é fundamental para mostrar o que Laguna e a região da AMUREL têm de melhor — nossas belezas naturais, nossa história, cultura e hospitalidade. Quando atuamos de forma integrada, fortalecemos o turismo regional e abrimos novas portas para o desenvolvimento econômico e social dos nossos municípios.”
A presença dos municípios no evento demonstra o trabalho conjunto entre as secretarias de turismo, o trade turístico e a AMUREL, que vêm atuando de forma articulada para estruturar produtos regionais e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor.
Realizado anualmente em Gramado (RS), o FESTURIS é considerado um dos principais espaços de networking, inovação e promoção de destinos turísticos. A atuação integrada dos municípios no evento reforça o papel da AMUREL como articuladora do desenvolvimento regional e do fortalecimento do municipalismo catarinense por meio do turismo.