Esporte com Kulinha
De virada, a AER Municipal venceu o Florestal (foto) por 2 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato de Futebol de Campo de Rio Fortuna, que tem em disputa a Taça Rui “Bila” Celso Heidemann. O clássico teve nove cartões amarelos, 6 para jogadores do Florestal e três para atletas do Municipal e mais um cartão vermelho para o zagueiro Aliel, do Municipal. Aos cinco minutos, Edson Junior abriu a contagem para a equipe da casa e a virada dos visitantes vieram com gols de Celso, aos 13min., e Richard, aos 25min.. O Municipal foi a 4 pontos, o Barrinha tem 1 ponto e a AER Florestal ainda não pontuou.
Aspirantes e rodada
Nos aspirantes, AER Florestal e AER Municipal empataram em 1 a 1, gols de João Vitor para a equipe da casa e Jardel para os visitantes. A Associação Barrinha lidera com 3 pontos, Florestal e Municipal estão com 1 ponto cada. A próxima rodada será no domingo, 5 de março, com o Barrinha recebendo o Florestal, com aspirantes às 14h e titulares às 16h. As partidas vão fechar o turno da competição e, no dia 12 de março, começa o returno.
Torneio de Verão
Dois grandes jogos definiram, na última terça-feira, 28 de fevereiro, os finalistas do 3º Torneio de Verão “Gravatal, Cidade das Águas” 2023. Os favoritos chegaram à decisão, o APR Transportes vencendo nas semifinais o No Fear FC/Gaúcha por 5 a 3, num jogo equilibrado e definido nas individualidades e o adversário será o Cairu FC/MG Futsal, que passou pelo bom time do Nacional/São Luiz vencendo por 5 a 1.
Hoje tem decisão
Nesta sexta-feira, todos os caminhos levam ao Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal, local da grande decisão do 3º Torneio de Verão 2023. Segundo Zezé Vieira, presidente do Instituto Adesc, um jogo entre equipes femininas vai fazer o “esquenta” para a final e, às 20h30min, APR Transportes X Cairu/MG Futsal decidem quem fica com a “Taça Gravatal, Cidade das Águas”. Chegue cedo, pois certamente o palco do espetáculo vai estar lotado.
Favoritismo
Sem ficar em cima do muro, o Cairu/MG Futsal é o favorito. Durante a competição, mostrou ser uma equipe mais ajustada, mesmo sem o Saraiva e o Xande, gaúchos que se juntaram ao time nas semifinais. O Cairu tem um bom goleiro, Augusto, pode usar como fixo tanto o Jardel, como o Saraiva, nas alas tem simplesmente Juninho Neguinho, Caco e Gava e tem dois bons pivôs, Vaninho e Juninho (foto). Apesar da importância do Gava, artilheiro da competição, o diferencial para mim está nos fixos e nos pivôs, posições deficitárias no APR Transportes. E podem ter certeza: a torcida do Cairu vai invadir o Ginásio Valentim Kindermann para ser o sexto jogador em quadra.
Favoritismo 2
A qualidade técnica do APR Transportes é indiscutível! Quem não quer ter no time o Belo, Machadinho, Massarico, Kappa, Adavilson, Xapa, Dito, Hudson, Pakito, enfim, só feras. Mas é um time com muitos alas, que não têm sido eficiente na marcação, tanto que o goleiro Fred tem se destacado bastante. Na função de pivô, hora atua o Hudson (foto), que foi bem nas semifinais, eleito o melhor do jogo e o Pakito, que é o mais preparado, mas que tem ficado pouco em quadra. O Massarico ainda não recuperou sua total forma física e, para ser campeão, o APR Transportes vai precisar dele.
Bolsa atleta
Os atletas braçonortenses que serão beneficiados com o Bolsa Atleta durante o ano de 2023, pelos resultados obtidos ano passado, estiveram reunidos com o diretor de Esportes da CME local, Pedro Bascheroto. Souberam de seus direitos e seus deveres para não perder o benefício durante o ano e para poderem continuar recebendo ano que vem. São onze atletas, quatro do karatê e sete do atletismo, dois têm direito à bolsa internacional de R$ 1.000,00 e nove à bolsa estadual de R$ 400,00.
Miguel Michels
O ano não poderia ter começado melhor para o enxadrista Miguel Michels. No seu primeiro evento do ano, no Floripa Chess Open, sua pontuação 5,5 em 10 possíveis, representou a marca histórica de 204,8 pontos no seu rating internacional e, com isso, se tornou um “Candidato a Mestre Internacional”. No mesmo evento, o garoto braçonortense impressionou ao conseguir uma vitória sobre uma Mestre Internacional do Xadrez. Miguel é atleta da Associação Braçonortense do Xadrez – Abrax e tem o apoio da CME de Braço do Norte e Posto Leão do Trevo.
Voleibol
O voleibol é destaque em Santa Catarina neste fim de semana. Jaraguá do Sul vai receber as quatro melhores equipes do País para decidir o campeão da Copa Brasil de Vôlei. O evento, coordenado por Amarildo Gomes, diretor da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, reunirá as equipes do Sada Cruzeiro, Suzano Vôlei, Farma Conde São José Vôlei e Itambé Minas. Amarildo, que também é o presidente da Liga Voleibol de Santa Catarina – LVSC, definiu durante a semana o regulamento para as competições de base, tanto da Confederação como da Liga.
Encosta do Sol
Um namoro que virou casamento. Procurando reforçar sua comissão técnica, o Encosta do Sol estava de olho em Zezé Vieira (foto) e, na última terça-feira, foi fechado o acordo para que Zezé seja o auxiliar do técnico Marcelo “Ganda” Baggio na disputa do Municipal de Futebol de Campo de São Ludgero de 2023. A Comissão Técnica terá ainda a participação de Jean Zabot como massagista. Zezé atuou como técnico do Ponte Baixa FC em um jogo, empate em 0 a 0 na Serrinha, isto antes da pandemia.
Copa Sul dos Campeões
Juro para vocês, na segunda-feira conversei à tarde com o Anoir para saber como estava a organização da Copa Sul dos Campeões e, quando me disse que haveria um novo sorteio à noite, com 16 equipes e jogos de mata-mata, me veio na mente: - vai cair 7 de Setembro X Içara, provavelmente as equipes, junto com o Metropolitano, com mais investimentos na competição. E não deu outra.
Todos os confrontos
Da forma como ficaram as equipes na tabela, o 7 de Setembro só poderá enfrentar um outro representante da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, União/Aiurê e Morro do Boi, na decisão, caso as equipes forem eliminando seus adversários. Isto porque o 7 ficou na Chave A, que terá os confrontos entre Centro (LAVM) X Vila Real Andrino (LTF), Içara (LARM) X 7 de Setembro (LAVVF), Araranguá (LARM) X Vera Cruz (LIF) e Ouro Negro (LARM) X Metropolitano (LARM); e na Chave B, estão Aiurê/União (LAVVF) X Jaguaruna (LUD), RB/Palhoça (LAVM) X Turvo (LARM), Sersan/Meleiro (LARM) X Paranaense (LAVM) e Nova Orleans (LUD) X Morro do Boi (LAVVF).
Semi em Armazém
Definidos os semifinalistas, hora da definição de quem vai decidir a edição 2023 do Municipal de Futebol de Armazém. Segundo a programação divulgada pela CME local e me repassada pelo Wagner, nesta sexta, às 19h45min, Morro do Boi X São Domingos fazem o jogo de ida dos aspirantes e, às 21h30min, jogam Palmeirinhas X Sertão pela categoria titular. No domingo, às 14h30min, jogam Unidos pelo Ferrinho X Palmeirinhas, definição dos aspirantes e, às 16h15min, um jogaço, imperdível, entre São Domingos X Morro do Boi, jogo de ida dos titulares. Todos os jogos serão no Estádio Paulo Wensing.
Canoas
Março chegou e dia 24 a bola vai rolar para mais uma edição do Municipal de Futebol de Gravatal. Ausente na edição do ano passado, o tradicional Canoas, integrante da Chave B, vai folgar na primeira rodada e estreia no dia 14 enfrentando o Caeté em sua casa, o Estádio Manoel Cardoso Aguiar. A expectativa é grande na comunidade de Várzea das Canoas, que vive futebol, tanto que mantém uma escolinha há vários anos, o que ajuda na manutenção de seu bonito estádio e, por consequência, toda a sua estrutura esportiva.
Sua história
Ao longo dos anos, as diretorias do Canoas construíram uma sede invejável para um clube amador. Um campo com gramado em perfeitas condições, com alambrados, iluminação, cancha de bocha, sede climatizada, um grande estacionamento dentro do espaço esportivo, enfim… Além do Municipal de Futebol de Gravatal, a equipe já se aventurou em competições regionais. Foi duas vezes vice-campeão da Liga Tubaronense; em 2001, participou do Regional da Liga Verde Vale; e, quatro anos atrás, seu Veterano foi campeão na Liga Tubaronense.
Sua história 2
Apesar de, na atualidade, alguns membros da diretoria não residir na comunidade, todos nasceram na Várzea das Canoas. O atual presidente é o Clovis, que tem como vice o Nei; o Alex responde pela tesouraria; Muriel é o secretário e um dos responsáveis pelas contratações para disputa do campeonato. O objetivo principal da diretoria é resgatar o carinho da comunidade, fazendo do esporte uma ferramenta de união de todos em torno do Canoas.
Time pronto
Depois de treinar o 7 de Setembro em 2022, o técnico Zezé havia resolvido dar um tempo na função neste ano, mas não teve como recusar um convite feito pela diretoria do Canoas, pois a comunidade foi onde deixou seu cordão umbilical e onde também chegou a vestir a camisa do time. Seu pai, seu Zezinho, foi um dos pioneiros na construção do estádio. A equipe está pronta e com destaque para o goleiro Cris, os zagueiros Baiano e Tufão, o lateral Mity, os meias Gustavo e Felipe Maduro e o atacante Deivid “Bebe Água”, todos da casa, que se juntarão aos estrangeiros Ganso (lateral), Helton Serrano (volante), Maninho (meia de Jaguaruna), Maicon Foppa e Rosales (atacantes).
São José
No próximo domingo, dia 5 de março, a bola vai rolar na edição 2023 do Municipal de Futebol de Braço do Norte, que terá em disputa a Taça Iremar “Tite” Della Giustina. Com certeza, se não o mais forte, um dos mais disputados do Vale. Atual campeão, o São José FC abre o campeonato fazendo o clássico contra a tetra campeã Associação Atlética União. Além do atual presidente, Edir Blasius, um forte “time” de dirigentes ajudam na manutenção da equipe, casos de Sílvio Blasius, Dilnei Buss, Fernando Buss, William Buss, Duda Schueroff, Fabio Della Giustina, Gustavo Blasius, Luiz Fernando Schuelter e Marco Antônio Buss.
Elenco
Para buscar o bicampeonato, a diretoria do São José manteve 90% do plantel que levantou a taça no ano passado. Dos pratas da casa, ficaram os zagueiros Borguert e Rafa Berto (foto), o lateral Laipa, os volantes Escovinha, Leandrinho e Matheus Perereca, os meias Gabriel Fraga e Braian, e o atacante Felipe Mendes. Dos estrangeiros, continuam o goleiro Coca, lateral Dede, volante Renatinho e o meia bom de bola Andrei; chegaram o meia Juninho (Floripa) e o atacante Marcel Emerim. Para comandar estas feras, segue o trio campeã, técnico Afonso Boeing, auxiliar Marcão e o preparador físico Luiz Fernando.
União, rumo ao penta
Tetracampeã municipal, a Associação Atlética União está pronta para buscar mais um título. O técnico Anderson “Índio” Merencio está com a relação de atletas que serão relacionados na súmula do primeiro jogo, frente ao São José, neste domingo, 5 de março. E, para fechar a relação de estrangeiros, o último contratado foi o jovem Lincon Júnior, atleta que recentemente foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 com a camisa do Palmeiras-SP e que só apareceu no Instagram do União ontem, quinta-feira.
Relação completa
Além do Lincon, o União terá ainda os estrangeiros Ruan, Luquinhas, Tiago Silvy, Leandro Mello e Renan Maia. Da relação “caseira”, constam: Gui, Waldson, Renato, Davi, Higor Ganso, Matheus Padaria, Léo Prá, Marcelinho, Du Longuinho, Raul Cabrita, Alex, Matheus, Murilo, Cleverson, Pipoca e Nino.
Campeonato da Quaresma
Nos três jogos que abriram a oitava edição do Campeonato da Quaresma de Futsal, as redes balançaram 26 vezes. Uma chuva de gols! Esta é uma característica da competição, por ser realizada em quadra pequena, com muitos ataques e contra-ataques. Um bom público na rodada de abertura realizada na última sexta-feira, no Salão da Comunidade da Barra do Rio Chapéu. Muitas famílias da comunidade e muito serviço para os dirigentes da Associação Barrinha, todos envolvidos na organização fora da quadra.
Resultados
No primeiro jogo da noite SAV Varginha/DME de Anitápolis, 5 a 5 Madeireira Boeing. As equipes se alternaram no marcador e algumas alterações colaboraram no elástico marcador. Sem condições físicas de jogar a partida toda, quando o Jefinho estava no banco, faltava a referência na armação das jogadas, normalmente criadas pelo Adavilson e Kathior e o ritmo da Madeireira Boeing caia. Da mesma forma, sem o bom de bola Petri em quadra e sem os passes certeiros do ala Maicon, a DME de Anitápolis era facilmente dominada. No fim, placar justo.
Demais jogos
No segundo jogo da noite no Campeonato da Quaresma, um confronto entre o experiente time do Lacticínios Bloemer, com Edinho, Juninho, Ivan e Café, contra a juventude do time do Eder Marmoraria (foto), comandado por Higor Ganso, que chegou a estar vencendo por 4 a 1. A entrada do garoto Igor no time do Bloemer foi fundamental na reação e na busca pelo empate em 5 a 5. No último jogo, predomínio da equipe do Serra Geral/Lacticínios Becker, do goleiro Prá, Matheus Padaria, Tavinho, Renato e Vaninho, sobre o Thunder Futsal, dos alas Fe e Rafael. Final de jogo, vitória do Serra Geral por 4 a 2. Vale destacar que as equipes ainda estão se reforçando.
Segunda rodada
O 8º Campeonato da Quaresma continua na noite desta sexta-feira com mais três jogos no Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu. Às 19h45min, jogam Lacticínios Bloemer X Thunder Futsal; em seguida, SAV Varginha/DME de Anitápolis X Serra Geral/Lacticínios Becker e fecha a rodada com o confronto entre Eder Marmoraria X Madeireira Boeing.
Instituto Adesc
Nesta sexta-feira, o Instituto Adesc encerra sua primeira competição do ano, o Torneio de Verão. Mas já começou a movimentação das outras competições do primeiro semestre, casos dos campeonatos de base e regionais adulto e veteranos. Sobre a base, houve reunião na última quarta-feira, 1 de março, e nos próximos dias acontecem as reuniões do adulto e veteranos. Vale destacar que, na competição dos “velhinhos”, existe a possibilidade da participação de três times de Braço do Norte.