O consultor de vendas Aislan Crozeta Corrêa, 32 anos, primeiro caso comprovado do novo coronavírus de São Ludgero, faleceu vítima de Covid-19. O comunicado de seu falecimento foi feito no começo desta manhã à Secretaria Municipal de Saúde pelo Hospital São Donato, de Içara, onde o paciente estava internado.
“Estamos instruindo neste momento a família sobre os procedimentos que devem ser adotados para o sepultamento”, explicou à reportagem da Folha do Vale a secretária de Saúde Nilva Schlickmann Pickler. “A assessoria de imprensa da Prefeitura repassará em breve todos os detalhes em um comunicado oficial”, resumiu.
Aislan, que era funcionário do Grupo Copobras era casado desde 2015 com Simone Oenning com quem tinha um filho. Seu caso foi confirmado na sexta-feira, 20 de março. Ele estava internado na UTI Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Donato, de Içara.
Atualização
O diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio De Luca, em entrevista concedida esta manhã, revelou que já aproximadamente 17 dias, o paciente precisou ser transferido de Braço do Norte, onde estava internado do Santa Teresinha, para a Unidade de Terapia Intensiva em Içara. "Quando chegou aqui, foi colocado diretamente na UTI em respiração mecânica, depois passou para o coma induzido e o quadro foi piorando. Foram feitos todos os procedimentos cabíveis para tentar salvar ele, até uso de cloroquina, mas não surtiram efeito", afirmou.
Porém, diferente da informação repassada pelo diretor do Hospital, Aislan não estava "na festa de Braço do Norte", onde se teve notícia do início do contágio comunitário do vírus, na região. O paciente não tinha nenhuma outra doença que o colocasse em grupo de risco.
Nota emitida pela Prefeitura de São Ludgero às 11h7min
A Prefeitura de São Ludgero, através da Secretaria de Saúde, comunica o falecimento na madrugada de hoje, sábado, 4 de abril, da primeira pessoa confirmada para o novo Coronavírus na cidade. Trata-se de homem, jovem, de 32 anos. Ele deixa esposa e um filho.
Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Donato de Içara e faleceu após uma parada cardiorrespiratória. A Secretaria de Saúde informa que mesmo podendo realizar o enterro, a família optou pela cremação.
É importante reforçar o comprometimento que cada pessoa deve ter com os cuidados preventivos, mesmo com o retorno das atividades econômicas, evitando aglomerações de pessoas, a higiene pessoal, não compartilhamento de objetos pessoais, lavar bem as mãos com água e sabão, a utilização do álcool em gel entre outras.
Todas as pessoas que apresentarem sintomas para Covid-19 em São Ludgero podem entrar em contato através do Disque Coronavírus no 3191 0299 - de segunda a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas – e no 98402 4899 – das 7 às 19 horas. Além disso, está funcionando de segunda a segunda das 7 às 19 horas o Centro de Triagem Coronavírus na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer com atendimento de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.
O último boletim emitido pela Secretaria de Saúde de São Ludgero às 15h30min desta sexta-feira, informa que o município tem três casos confirmados de Covid-19, são cinco os casos suspeitos que aguardam os exames e 21 estão sendo monitorados. Três casos foram descartados.
A Secretaria de Saúde comunica que os resultados dos exames para Covid-19 coletados em hospitais e laboratórios particulares são enviados para a Vigilância Epidemiológica de São Ludgero por meio da Vigilância do município onde a amostra foi coletada. Esclarece ainda que ao ocorrer uma coleta para Covid-19 a informação é inserida no Boletim como caso suspeito. Ao sair o resultado do exame o mesmo consta no Boletim como Confirmado ou Descartado.