Medida torna o procedimento menos invasivo
[caption id="attachment_10150" align="alignright" width="201"]

Imagens são projetadas no teto para distrair o paciente[/caption]
Para realizar procedimentos de exames raio-x é necessário, entre outras recomendações, que o paciente se mantenha imóvel durante a retirada da imagem. Para os adultos, o procedimento pode ser rotineiro. Porém, para as crianças, é um desafio aos profissionais da área. Para tornar este atendimento mais humanizado e lúdico, o Hospital Santa Teresinha implantou um novo método de raio-x pediátrico.
O método consiste na projeção de imagens coloridas e temáticas em movimento nas paredes e no teto da sala de radiografia, chamando atenção da criança e a distraindo durante a realização do procedimento. “Nosso intuito é tornar o procedimento algo diferente, que distraia a criança e a acalme, facilitando a eficácia do trabalho”, explica a radiologista do HST, Lenita Stapazzoli.
Quando o médico solicita uma radiografia, ele busca o diagnóstico de fraturas ósseas ou a identificação de lesões e infecções no corpo. “A criança que está fazendo um exame de imagem, encontra-se vulnerável e até com dor, dependendo da situação. Mantê-las tranquilas e imóveis é uma tarefa difícil. Pensando nisso, buscamos um método que tornasse o momento menos invasivo, oferecendo uma nova perspectiva para o pequeno paciente, chamando sua atenção”, ressalta o técnico radiologista do HST, Alexandre de Morais.
O novo método foi implantado no final no ano passado e tem encantado pais e crianças. Também tem facilitado o procedimento realizado pelos profissionais. “Achei ótima a novidade, a Isadora ficou muito mais tranquila para realizar o exame”, comenta Mariele dos Santos Ferreira, mãe da paciente de 3 anos.
O CDI )Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Santa Teresinha foi, recentemente, totalmente remodelado e modernizado, oferecendo exames nas mais variadas áreas. Entre os novos exames estão a Tomografia Computadorizada, Mamografia Digital e a Densitometria Óssea. Agendamentos podem ser realizados pelo telefone (48) 3658-9400.