Município participa da entrega dos Relatórios Locais Voluntários e reforça compromisso com a Agenda 2030 da ONU
Signatário do Pacto Global da ONU desde 2021, o município de Gravatal deu mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável ao participar, nesta semana, do Fórum Pré-COP30 – Cidades, em Brasília. O evento reúne lideranças municipais e representantes de instituições nacionais e internacionais para discutir políticas públicas voltadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em março de 2025, Gravatal aderiu ao programa federal “Meu Município pelos ODS” e foi selecionado entre 50 cidades brasileiras para elaborar seu Relatório Local Voluntário (RLV) — documento orientado pela ONU que apresenta as ações e avanços da cidade em relação aos ODS. Em Santa Catarina, apenas três municípios participam da iniciativa, e Gravatal é o único representante da região Sul do Estado.
O relatório do município foi encaminhado em julho à Comissão Nacional dos ODS (CNODS) e reúne os resultados de duas boas práticas reconhecidas: o projeto Hortas Pedagógicas, voltado à educação ambiental e alimentar, e a Assinatura Digital, que modernizou os processos administrativos da Prefeitura, contribuindo para maior eficiência e sustentabilidade.
A presidente da Comissão Municipal dos ODS, Potira Souto, explica que o documento agora passa por uma análise técnica aprofundada pela CNODS, pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e pela Caixa Econômica Federal, que avaliarão os impactos e proporão novas estratégias de avanço.
O evento em Brasília marca a entrega oficial dos Relatórios Locais Voluntários (RLVs) e antecede a COP30, que será realizada em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro de 2025, reunindo líderes mundiais em debates sobre o futuro climático do planeta.
A participação de Gravatal reafirma o compromisso do município com a sustentabilidade, a inovação na gestão pública e o fortalecimento da diplomacia local, projetando o nome da cidade entre os exemplos nacionais de planejamento e ação integrada em prol do desenvolvimento sustentável.