Sábado, 31 de janeiro de 2026
Braço do Norte
32 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
32 °C
18 °C
GERAL

Gravatal confirma novo foco do Aedes aegypti e intensifica ações contra dengue e escorpiões

Município registra terceiro foco do mosquito em 2026 e amplia força-tarefa após aumento expressivo de escorpiões-amarelos

Gravatal - SC, 27/01/2026 10h00 | Por: Redação
Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal, também na região central

A Vigilância em Saúde de Gravatal confirmou o terceiro foco do mosquito Aedes aegypti em 2026. A larva foi localizada durante uma varredura no Centro da cidade, na Rua José Manoel Cândido, o que levou à intensificação imediata das ações de prevenção e controle.

Diante do novo registro, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na quarta-feira, 21 de janeiro um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal, também na região central. A ação tem como objetivo eliminar recipientes e pontos que possam acumular água, ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Segundo o agente de endemias André Avelino, desde a identificação dos primeiros focos as equipes vêm atuando de forma contínua. Antes do registro mais recente, na sexta-feira 16, outros dois focos já haviam sido encontrados: o primeiro no dia 8 de janeiro, na Rua Hélio Agostinelli, e o segundo no dia 12 de janeiro, na Rua Felisberto Garcia, ambas no bairro Termas. A partir dessas ocorrências, as atividades de vistoria, orientação e eliminação de criadouros foram reforçadas em todo o município.

A Vigilância em Saúde reforça que a participação da população é essencial para evitar novos focos e conter o avanço da dengue em Gravatal. André destaca que a prevenção ainda é a principal arma contra o mosquito e depende, sobretudo, da colaboração da comunidade. “São pequenas atitudes no dia a dia que fazem toda a diferença. É fundamental realizar a manutenção das caixas-d’água, garantindo que estejam bem vedadas, limpar com frequência ralos e calhas, evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, descartar corretamente o lixo e tratar piscinas e fontes com cloro. Não deixe água parada de forma alguma”, orienta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Força-tarefa contra escorpiões-amarelos

Além do combate ao mosquito, a Prefeitura de Gravatal iniciou, também na sexta-feira (16), uma força-tarefa para captura de escorpiões-amarelos no município. A ação concentra-se em áreas previamente mapeadas pela Vigilância em Saúde, especialmente no bairro Termas, onde foram identificados diversos exemplares do Tityus serrulatus, espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.

A operação envolve um trabalho integrado das secretarias de Saúde, Agricultura e Infraestrutura, com foco na limpeza e manutenção de locais propícios à proliferação do animal, além de varreduras diurnas e noturnas. Logo no início da ação, por volta das 10h, um escorpião foi encontrado durante a varredura. No período noturno, as equipes capturaram três escorpiões adultos e dez filhotes, totalizando 14 exemplares apreendidos pela força-tarefa.

Os trabalhos ocorreram na Rua José de Oliveira Martins, onde foi realizada a limpeza de um terreno e de um pasto, com retirada de entulhos e materiais de construção. Um dos escorpiões foi localizado próximo a uma residência situada no interior do terreno.

Com essas capturas, Gravatal soma 58 escorpiões-amarelos registrados em janeiro de 2026. Parte desse total já havia sido recolhida anteriormente pela Vigilância em Saúde, antes do início da força-tarefa. Em comparação, ao longo de todo o ano de 2025, o município registrou 45 ocorrências da espécie. Apesar do aumento expressivo, não houve registro de acidentes em 2026.

Segundo a agente de endemias Simone Isidoro, as ações serão ampliadas para as ruas Bruno Scremin e Tito de Oliveira, locais com grande número de registros. “As varreduras vão se estender durante esta semana e nas próximas, sendo realizadas duas vezes por semana, conforme as condições climáticas”, destaca.

Recomendações à população

A Vigilância em Saúde orienta a população a telar ralos, vedar frestas, evitar o acúmulo de lixo e entulhos, manter a grama aparada e reduzir a presença de insetos nas residências. Também é recomendado agitar roupas e calçados antes do uso, utilizar luvas e calçados ao mexer no jardim e não deixar roupas no chão. A população não deve tocar no animal. Em caso de identificação, a orientação é acionar imediatamente o serviço pelo telefone (48) 3642-2844.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!