Estudantes estão confeccionando livro que será entregue em dezembro
A Academia Brasileira de Letras do Brasil Santa Catarina (ALBSC), seccional Gravatal, realiza em dezembro sua primeira ação literária. Os estudantes do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental Naide Guedert Teixeira, no bairro Tiradentes, estão compondo uma narrativa de Natal, que irá se transformar num livro.
Fundada em 12 de outubro de 2024, a Gravatal Academia de Letras foi oficializada com a posse de seus membros em 26 do mesmo mês, em evento que reuniu academias de todo o estado em Laguna. Em menos de 30 dias, seus membros colocaram em prática duas ações. A primeira delas foi o lançamento de um Clube de Leitura, aberto a todos interessados, e a outra foi o projeto Narrativas de Natal.
A professora Estelita Iung da Silva, juntamente com o professor Alessandro Pinter Damian, ambos escritores e membros da ALBSC, são os responsáveis em acompanhar os cerca de 30 alunos e auxiliá-los na composição da redação. “Os estudantes estão sendo convidados a explorar suas vivências, sonhos ou imaginando histórias encantadoras ligadas ao espírito natalino”, resume Estelita. “Esse trabalho literário culminará na escrita de um livro, permitindo que cada aluno deixe sua marca como pequeno escritor, expressando seus sentimentos e criatividade”, complementa Alessandro.
O projeto conta com participação da professora Katrine Nazário Costa e da gestora Dorly Spindola Laureth. “Juntos, podemos estimular o amor pela escrita, promover a leitura e deixar um legado literário que celebrará o talento das crianças da Escola de Ensino Fundamental Naide Guedert Teixeira”, complementa Estelita.
Para viabilizar a impressão do material, a Gravatal Academia de Letras conta com o apoio da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral). “Existe uma preocupação muito grande por parte da atual diretora da cooperativa com a educação e com o bem estar do associado e seus familiares”, explica o presidente da Cergral, João Vânio Mendonça Cardoso. “O incentivo à escrita e à leitura nos auxilia a formar cidadãos mais informados e conscientes”. Um café da tarde será oferecido aos estudantes pela cooperativa no dia da entrega dos livros, ainda em dezembro
Clube de Leitura
A outra ação da Academia de Gravatal é o Clube de Leitura. A cada mês, um título será sugerido. Todos são convidados a ler o livro que será debatido em uma reunião on-line. O livro escolhido para ser discutido em dezembro é “A Roda da Vida”, de Elizabet Kubler-Ross. A moderadora do encontro será a professora e escritora Clésia Mendes Zapelini. “Nossa academia foi fundada em 12 de outubro, que é o Dia Nacional da Leitura. Então, nascemos com esse propósito, de incentivar a leitura”, explica Cléisa, que também é integrante da ALBSC.
Para saber qual o livro do mês e receber o link para participar da discussão da leitura, o interessado deve seguir o perfil do Instagram da seccional, que é @gravatalablsc, e ficar atento às postagens. Para participar do Clube, não é necessário pagar nenhuma taxa, morar no município ou mesmo fazer parte da Academia de Letras. “O importante é ler. Não importa se o livro foi emprestado para você, se leu em um e-book, PDF ou impresso. O que queremos é popularizar ainda mais a leitura de livros e sua discussão para descobrir as múltiplas interpretações”, enfatiza a professora.