Ação do Dezembro Verde reforça guarda responsável, adoção consciente e incentivo à denúncia de crimes
Campanha surgiu a partir da constatação de que os casos de abandono aumentam justamente no período de fim de ano O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), lançou uma campanha estadual de conscientização contra o abandono e os maus-tratos de animais. A iniciativa integra o conjunto de ações do Executivo catarinense voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção animal, desenvolvidas pela Diretoria de Bem-Estar Animal da Semae.
Com o mote “Não abandone o amor”, a campanha faz parte do Dezembro Verde e adota uma abordagem sensível e educativa, estimulando a reflexão, a empatia e a responsabilidade da sociedade com os animais. A proposta parte do princípio de que o amor envolve compromisso, inclusive nos momentos difíceis, e alerta que o abandono e os maus-tratos são crimes. A população é orientada a denunciar essas situações pelo telefone 181, da Polícia Civil de Santa Catarina.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá, a campanha reafirma o compromisso do Governo com o bem-estar animal. “Com essa ação, o Governo do Estado reforça a conscientização, a informação e a educação como pilares para reduzir o abandono, combater os maus-tratos e incentivar a adoção responsável em todo o território catarinense. Nosso objetivo é construir uma sociedade cada vez melhor para todos: humanos e animais”, destaca.
As ações da campanha incluem intervenções urbanas e campanhas visuais que ampliam o entendimento da população sobre o que caracteriza abandono e maus-tratos, além de reforçar a importância da adoção responsável. A iniciativa prevê a veiculação de conteúdos multimídia integrados, com peças para televisão, redes sociais e filmes digitais, além de ativações em equipamentos públicos ao longo dos meses de dezembro e janeiro.
De acordo com a diretora estadual de Bem-Estar Animal, Fabrícia Rosa Costa, a campanha surgiu a partir da constatação de que os casos de abandono aumentam justamente no período de fim de ano. “Nesta época, há mais adoções motivadas pela emoção, mas também cresce o número de abandonos, principalmente quando as famílias viajam ou se mudam e não sabem como cuidar dos pets. Essa realidade precisa mudar. Pet não é brinquedo. São seres sencientes, que sentem fome, medo, frio, calor e desamparo”, enfatiza.
O Dezembro Verde foi criado justamente para chamar atenção para essa realidade. Durante o mês, os índices de abandono tendem a aumentar, especialmente após o Natal e durante as férias escolares. A campanha busca conscientizar a população de que abandono e maus-tratos são crimes, além de incentivar a guarda responsável e a prevenção dessas práticas.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem atualmente mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, cenário que gera impactos ambientais, sociais e também na saúde pública, com aumento de doenças, descontrole populacional e sobrecarga de abrigos e organizações não governamentais.
Dentro desse contexto, o Governo de Santa Catarina também destaca o programa Pet Levado a Sério, considerado o maior do país na área de bem-estar animal. A iniciativa prioriza a castração como principal ferramenta para reduzir o abandono e os maus-tratos, representando um investimento inédito e estruturado do Estado. Pela primeira vez, Santa Catarina implementa uma política pública de grande porte voltada à proteção animal, posicionando-se como referência nacional no cuidado e na defesa dos animais.