Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Governo de Santa Catarina intensifica segurança em escolas

Estado esclarece: não há motivo para pânico

14/04/2023 08h25 | Por: Redação
Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) buscou restituir a ordem. Prioridade é atender e guardar as escolas

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, determinou um trabalho integrado e intensificado entre todas as forças de segurança, a Educação e a Casa Civil para garantir que os estudantes possam frequentar as aulas sem medo. “Partimos para a ação imediata e estamos construindo outras para minimizar os impactos dessa tragédia que abalou não só Santa Catarina, mas o Brasil. O Governo do Estado está dando respostas para oferecer às famílias um pouco mais de segurança e paz no coração do pai, da mãe, do vô, da vó, para que mandem seus pequenos à escola. Precisamos enfrentar com altivez, coragem, o bem sempre venceu o mal”, disse o governador. Desde a última quarta-feira, 5 de abril, quando aconteceu em Blumenau um atentado contra uma creche, as forças de Segurança do Estado e a Secretaria de Estado da Educação estão atuando em conjunto para garantir a segurança física e promover a tranquilidade emocional da comunidade escolar em Santa Catarina. De imediato, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) buscou restituir a ordem e colocou todas as 19 viaturas entregues no mesmo dia do atentado à região de Blumenau, além de todo o seu efetivo. A prioridade é atender e guardar as escolas.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segurança e Educação juntas

A Secretaria de Educação promoveu, no dia seguinte ao atentado, uma reunião de acolhida e de diretrizes com os gestores das escolas estaduais em Blumenau, destacando a importância do diálogo com professores, pais e estudantes. Nesta quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, a Secretaria realiza uma formação em parceria com a Polícia Militar para os professores da rede estadual. O treinamento aborda medidas de prevenção em casos de violência no ambiente escolar. A Secretaria também realizou live com os coordenadores das 36 coordenadorias regionais de educação para orientar sobre as medidas de segurança tomadas pelo Governo do Estado e passar diretrizes para o acolhimento da comunidade escolar. Cada coordenadoria está mobilizando as forças de segurança da região para promover visitas a escolas e palestras com gestores e professores. 

Bombeiros orientam sobre condutas em caso de emergência 

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está realizando visitas às escolas estaduais diariamente para a ampliação da divulgação do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), online e totalmente gratuito, que tem como foco a prevenção do atendimento pré-hospitalar (APH).  O comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza, explica que a corporação está junto às escolas realizando a programação de palestras educacionais/orientativas. “Durante a divulgação e as palestras, o Corpo de Bombeiros está posicionando as viaturas nos acessos das escolas estaduais, em local visível, durante todo o período de execução das ações preventivas, fortalecendo a presença do Estado e da Segurança Pública no local”, explica. 
 

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!