Jorginho Mello estará em São Martinho a partir das 20 horas
Na noite desta sexta-feira, 25 de outubro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, marcará presença na abertura oficial da 29ª Festa do Produto Colonial em São Martinho. A cerimônia, programada para as 20h no Pavilhão do Produto Colonial, no Centro da cidade, contará com autoridades locais e regionais, dando início a um fim de semana repleto de atrações culturais, gastronomia e tradições germânicas, que promete atrair famílias e visitantes da região .
A festa, que é a principal celebração germânica de São Martinho, se estende até domingo, 27 de outubro, e, como nos anos anteriores, deve reunir milhares de pessoas. Com uma programação diversificada e vibrante, o evento destaca-se pelas raízes culturais da cidade, com desfiles folclóricos, apresentações de dança alemã, competições culturais e uma ampla praça de alimentação com o melhor da culinária típica. Segundo Gesiane da Silva Martins, secretária de Turismo e Cultura de São Martinho, a festa é especial por celebrar o passado e fortalecer a tradição. “É feito com grande carinho e respeito às nossas origens”, ressalta.
Programação
Embora a festa tenha início oficial às 20h, na manhã desta sexta-feira já aconteceu o Encontro das Mulheres Agricultoras e Pescadoras da Região da Amurel, promovendo uma manhã de troca de experiências. À tarde, o destaque será o 5º Festival Gastronômico, que inclui o lançamento do livro Resgate da Culinária Típica de São Martinho , dedicado às receitas tradicionais de cucas, um clássico da região. A abertura oficial contará com a apresentação da realeza e a chegada do Bierwagen — carro alegórico com os icônicos mascotes Fritz e Frida —, além da tradicional sangria do primeiro barril de chope.
No sábado, a festa começa às 10h com muita animação. A dupla Luiz e Leonardo abre as atividades às 11h30, aquecendo o público para a 8ª Mostra de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, às 13h30. Durante a tarde, os tradicionais concursos culturais, como as provas de Serrador, Chope em Resistência e a nova competição “É Tudo Linguiça”, garantem o entretenimento. A programação de sábado conta com uma série de shows: Matheus Lemos sobe ao palco às 17h30, seguida pelas apresentações do Europavolk Für Brasilien e do Grupo Folclórico Alemão Gustav Bach Volkstanz de Massaranduba. Às 21h, é vez da Banda Champagne, e à meia-noite, da Banda Madame Frau.
No domingo, 27 de outubro, último dia da festa, o Pavilhão será aberto às 9h, e o tradicional desfile oficial acontece às 10h, com alegorias e moradores em trajes típicos. A Banda Beer Trio apresenta sucessos do meio-dia. O concurso mais aguardado, o Chope em Metrô, ocorrerá às 14h. Na sequência, as bandas Chopão, Humanação e André Cowboy animaram o público, encerrando o evento em grande estilo.