Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Braço do Norte
24 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
24 °C
15 °C
GERAL

FIESC garante avanços em projetos que impactam o setor produtivo catarinense na Alesc

​​​​​​​Federação defendeu a inovação tecnológica e a preservação do status sanitário do estado em duas propostas legislativas em análise

Florianópolis - SC, 14/05/2025 08h40 | Por: Redação
Manifestação foi acolhida pelo relator da matéria, o deputado Pepê Collaço, que apresentou voto de diligência

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da sua Câmara de Assuntos Legislativos, obteve importantes avanços na Assembleia Legislativa (Alesc) ao defender os interesses do setor produtivo catarinense. Em duas propostas distintas, a entidade atuou para garantir que decisões estratégicas considerem os impactos sobre a inovação, a competitividade e a segurança sanitária do estado.

No Projeto de Lei 100/2024, que trata da denominação de produtos à base de proteína vegetal ou animal sintética, a FIESC manifestou preocupação com a possibilidade de inibição ao desenvolvimento de novas tecnologias no setor de proteínas, uma área estratégica para a economia de SC. A manifestação foi acolhida pelo relator da matéria, o deputado Pepê Collaço, que apresentou voto de diligência para que entidades como o Sindicarne e a Associação Brasileira de Bioinovação sejam ouvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no Projeto de Lei 246/2023, que propõe mudanças nas exigências de identificação de bovinos e bubalinos, inclusive em animais vindos do PR e RS, a FIESC alertou para riscos ao status sanitário de Santa Catarina — reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação. A entidade argumentou que a proposta pode gerar questionamentos à segurança da cadeia produtiva da carne, afetando diretamente exportações e empregos. Novamente, o relator Pepê Collaço acolheu o posicionamento da FIESC e também solicitou diligências junto ao Sindicarne, Cidasc, Secretaria da Agricultura e FAESC.

A FIESC reforça que seu papel é garantir que as decisões legislativas considerem o impacto na indústria, na geração de empregos e no desenvolvimento sustentável, mantendo Santa Catarina como referência nacional em inovação e sanidade animal.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!