Evento será realizado em 24 de novembro em Rio Fortuna e é voltado para artistas de toda região
Um resgate cultural será realizado em Rio Fortuna por meio do I Festival da Canção da Escola de Educação Básica (EEB) Nossa Senhora de Fátima. O evento ocorrerá a partir das 19h30min do dia 24 de novembro, no Centro Comunitário São Marcos, e tem apoio do Sicoob. Aos interessados em participar, as inscrições estarão abertas até 30 de outubro.
Conforme os organizadores, o projeto é voltado a artistas que se interessam por qualquer tipo de música. A finalidade principal é incentivar a cultura. Dessa forma, o evento é aberto a moradores de toda a região, das mais diversas faixas etárias e com participação individual ou em grupo.
“O Festival da Canção é uma atividade realizada pela turma do 2º ano da escola, dentro da Trilha de Produção Cultural do Novo Ensino Médio. Durante o semestre, eles irão trabalhar com o resgate histórico, porque estes eventos aconteciam em Rio Fortuna na década de 1990, servindo como divulgação dos talentos locais em uma época em que não havia internet”, explicou a diretora Jaqueline Roecker Bloemer.
O Festival da Canção contará com três categorias: amador até 14 anos; amador acima de 14 anos; e categoria profissional, voltada para aqueles que exercem a função como atividade remunerada. Cada participante apresentará uma música previamente inscrita e serão avaliados os seguintes requisitos: presença de palco, harmonia e afinação. Cada item receberá nota de 1 a 10 e vencerá a banda ou cantor(a) que alcançar a maior pontuação. Para cada categoria, os três primeiros colocados receberão troféu e todos os participantes receberão certificado. “O Festival da Canção será feito em formato de show. Queremos realizar um evento bonito para a comunidade. No dia, serão disponibilizadas cadeiras para as pessoas sentarem e assistirem às apresentações. Estamos na expectativa de um belo evento”, projeta Jaqueline. Para ter acesso à ficha de inscrição ou obter mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (48) 3651-1898.
Grupo de Jovens
O festival cultural tem suas origens e busca trazer de volta os antigos encontros de violeiros que eram tradicionais em todo o interior. Em Rio Fortuna, era muito forte as apresentações de duplas como Tom e Ramon e Gilberto e Adriano, além de músicos como o Carlos Cigano e Sandro Rios. “Aqui em Rio Fortuna, tradicionalmente era promovido pelo Grupo de Jovens e teve diversas apresentações”. A diretora Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, Jaqueline Roecker Bloemer, não se recorda quantas edições foram realizadas nem mesmo quando deixou de acontecer, porém, enfatiza que ela tem uma memória histórica ainda muito forte em Rio Fortuna. “Sempre ligada ao Grupo de Jovens da igreja”, enfatiza.