Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Febre amarela é confirmada entre bugios de Santa Rosa

12/03/2021 09h24 | Atualizada em 13/03/2021 11h36

A forma mais eficaz de evitar a febre amarela é a vacina. Ela está disponível para crianças a partir de 9 meses na rede municipal de saúde

A Secretaria de Saúde de Santa Rosa de Lima recebeu na noite desta segunda-feira, 8 de março, a confirmação de que dois macacos bugios encontrados mortos recentemente no município estavam contaminados com febre amarela. Os resultados dos exames foram informados pelo Lacen (Laboratório Central de Santa Catarina) e pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), do Governo do Estado.

Siuzete Vandresen é secretária de Saúde de Santa Rosa de Lima

A confirmação reforça a suspeita de que um surto da doença está causando a mortandade desses animais no Vale do Braço do Norte e nas Encostas da Serra Geral e, consequentemente, a necessidade de aumentar a prevenção da doença em humanos. “A forma mais eficaz de evitar a febre amarela é a vacina. Ela está disponível na nossa Unidade de Saúde, para crianças de 9 meses até adultos com 59 anos de idade. As vacinações ocorrem nas terças e quintas-feiras”, informa a secretária de Saúde de Santa Rosa de Lima, Siuzete Vandresen Baumann.

Segundo a secretária, atualmente, a cobertura vacinal do Município para febre amarela está em 85% do público alvo. “Já estamos fazendo ativamente a busca dos não vacinados através dos nossos agentes de Saúde. Nosso objetivo agora é garantir a imunização de toda a população”, destaca.

Até o momento, somente este ano, Santa Rosa de Lima registrou 15 casos de epizootia - quando animais silvestres são encontrados mortos sem motivo aparente. Os dois positivados foram achados nas localidades de Santa Catarina e Rio Bravo Alto. Os demais foram vistos também nas comunidades de Rio dos Índios, Rio do Meio e nas proximidades do Centro.

Em Braço do Norte, maior cidade da região, de acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária do Município, Nágila Morgan, até esta terça-feira, dia 9, foram notificadas três epizootias. “No último sábado (06), houve uma notificação de morte de bugio em Rio Indaial onde foi feita a coleta de material para análise. O resultado sai em aproximadamente 30 dias”, comunica. A vacina também está disponível para a população de Braço do Norte nas unidades de saúde.

Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/Csw5NcGHVIz4x8jTroWli5

Ou no Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!