Sábado, 21 de dezembro de 2024
Braço do Norte
30 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
30 °C
18 °C
GERAL

Fazenda da região se destaca em competição de nível nacional

Na Expointer a Fazenda Morro Grande conquistou premiações que comprovam a qualidade na criação de gado Gir Leiteiro.

Gravatal - SC, 11/09/2024 07h00 | Atualizada em 11/09/2024 16h42 | Por: Redação

A Fazenda Morro Grande, de Gravatal, foi destaque em sua estreia na Expointer, uma feira agropecuária reconhecida em âmbito nacional e internacional, realizada na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Ao ganhar prêmios em diversas categorias, o empreendimento traz prestígio e reconhecimento para a região. 
“Fizemos o Campeão Bezerro, o Campeão Júnior Maior e Reservado Campeão Júnior Maior, além do Terceiro Melhor Macho da exposição no Grande Campeonato de Machos. Nas fêmeas, tivemos a honra de fazer a Campeã Novilha Maior e Melhor Novilha da Exposição (Grande Campeã Novilha). Estamos orgulhosos de estar representando Santa Catarina nesse evento tão importante e trazendo a premiação para a nossa Fazenda Morro Grande”, declara o médico e produtor, José Nazareno Goulart Junior.
Os resultados destacam a qualidade e o esforço contínuo em criar animais da raça Gir Leiteiro. A trajetória da Fazenda Morro Grande começou em 2016. “Iniciamos com a aquisição das primeiras fêmeas em 2016 e 2017, focando na criação de uma base sólida de matrizes puras”, explica. Hoje, a Fazenda Morro Grande conta com por volta de 70 matrizes puras, com o propósito de produzir leite de alta qualidade a baixo custo.
Além disso, a fazenda também está planejando um futuro promissor no mercado de produtos lácteos diferenciados. Com foco na qualidade do leite, o objetivo é obter selos de qualidade de Leite de Zebu e o selo do leite A2A2. “Nas exposições, buscamos destacar a funcionalidade e adaptabilidade dos nossos animais, além de suas qualidades morfológicas que favorecem a conversão alimentar e a produção leiteira, tanto em sistemas intensivos quanto extensivos”, detalha Nazareno.
Entre os benefícios do leite A2A2, está o fato de proporcionar digestibilidade melhorada (por ser frequentemente mais fácil de digerir para pessoas que têm sensibilidade à proteína do leite), menor propensão para intolerâncias (por não ser livre de lactose, é indicado para pessoas que tenham sensibilidade ao leite, mas que não são intolerantes à lactose) e perfil proteico natural (é considerado mais próximo do leite original produzido por vacas antigas, ao leite humano e de outros mamíferos).
 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preparação e participação na Expointer

Neste ano, a Expointer foi a quarta competição na qual a Fazenda Morro Grande participou. Até então, a experiência se concentrava nas exposições regionais, como a Feagro, em Braço do Norte, a Agroponte, em Criciúma, e a Feira Agropecuária de Tubarão. Tendo isso em vista, os animais foram preparados com uma dieta especial. Tal rigor e cuidado foram fundamentais para o desempenho bem-sucedido ao enfrentar concorrentes de todo o país.
“Levamos nove animais jovens e estamos extremamente satisfeitos com os resultados. Dentre os animais abaixo de 24 meses, que foram os que a gente levou, nós fomos os campeões”, comenta o criador. Para as próximas edições, resultados ainda melhores são esperados. “No Grande Campeonato de Machos, nós fizemos o terceiro melhor. Mesmo sendo extremamente jovem, o reprodutor se destacou perante animais mais velhos que ele”, celebra o produtor.
“Isso é um grande diferencial porque o macho de 22 meses ainda não terminou de se desenvolver. Então, é praticamente uma regra dos julgamentos não dar o prêmio para o animal jovem. Você sempre procura ver um animal adulto, já com todo o seu potencial expresso. Por isso, acreditamos que, nos próximos dois anos, esses mesmos animais que obtiverem essa premiação agora terão todos os quesitos para serem os grandes campeões”, projeta.
Em relação às fêmeas, os resultados também foram promissores. “De todas as fêmeas jovens presentes na Expointer, de vários criadores, o nosso animal foi considerado o melhor de todos. Isso é uma satisfação, é a coroação do trabalho duro ao longo destes oito anos. Com certeza, vamos nos preparar para as próximas. Como foi a primeira vez, procuramos levar apenas animais jovens por questão de logística. Mas, na próxima edição, estamos pensando em levar matrizes adultas para competirmos no Grande Campeonato de Matrizes Adultas e, quem sabe, trazer esse prêmio que dessa vez faltou aqui para o nosso estado”.
 

 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!