Data foi alvo de ameaças violentas em todo o Brasil
A Escola de Educação Básica Annes Gualberto, em Braço do Norte, foi uma, das milhares de escolas em todo o Brasil, que nesta quinta-feira, 20 de abril, promoveu o dia de ações de paz.
O evento do Annes Gualberto, contou com a organização da coordenação da instituição, com a participação de policiais fazendo patrulha com rondas no perímetro escolar e realização de atividades com estudantes, como produção de mais de 400 bilhetes com frases pacificas que foram espalhadas pela instituição. Alunos e profissionais também foram incentivados a utilizar camisas brancas, tudo em decorrência das ameaças de atentados nas escolas para o mesmo dia, transformando as ameaças de violência, em dizeres de paz.
A data, há semanas, é alvo de mensagens nas redes sociais informando supostos planos de ataques às unidades escolares em todo do Brasil. Diversos alunos de todas as salas da instituição de ensino não compareceram à aula, por medo de que as ameaças se concretizassem, o que, felizmente, não aconteceu.
Tudo começou nas últimas semanas, com as redes sociais sendo marcadas por supostas promessas de atentados violentos nas instituições de ensino em geral. As postagens feitas sobre o assunto, sem exceção, estão sendo monitoradas pelas autoridades policiais, em conjunto com os Ministérios Público, da Justiça e da Segurança Pública.
A diretora da escola, Lilian Alves Geremias Ballmann fala que essas ações são de extremo mau gosto, que a instituição de ensino é um lugar de aprendizado e formação de pessoas, nação de preocupação e atentados. “Muitos alunos não compareceram no dia de hoje, seja por medo próprio, ou pelo medo dos pais com seus filhos, as atitudes que tomamos forma para amenizar a preocupação dos estudantes país, assim como mostrar que a escola é um lugar seguro para eles”, afirma Lilian.