Premiação aconteceu na quinta-feira 17 de agosto
Anualmente, a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) promove duas olimpíadas científicas: Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) voltados para alunos de todo o Ensino Fundamental e Médio tanto de escolas privadas quanto as públicas do país, e este ano, com as edições 41ª Jornada de Foguetes e 17ª Mostra Brasileira de Foguetes, a campeã foi a Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT). Mas a notícia não para por aí, além de conquista o primeiro lugar, as outras duas equipes da ETCT ocuparam também o segundo e terceiro lugar no pódio do evento que aconteceu quinta-feira 17 de agosto, no Hotel Fazend Ribeirão localizado em Barra do Piraí/Rio de Janeiro.
Todo o processo de produção dos foguetes e viagem foram acompanhados e orientados pela professora responsável Priscilla Barreto Cardoso, mas tudo foi feito pelos estudantes.
Como estreantes na competição, os alunos da escola e a professora já tinham começado a produção de foguetes desde março deste ano, por conta do Projeto Maker (atividades que auxiliam no desenvolvimento de ideias por meio da prototipação, criação e elaboração na metodologia “Faça você mesmo”), que está em prática na ETCT. Com a divulgação do edital da jornada e da mostra, Priscilla apresentou a ideia aos alunos, que concordaram em participar da competição.
Diferentemente da OBA, uma prova teórica, a MOBFOG consta de uma competição prática de lançamento de foguetes na qual equipes de até 3 alunos podem se inscrever por intermédio de suas escolas. Os alunos são divididos em 5 níveis de acordo com sua série escolar e o tipo de combustível utilizado:
• Nível 1: alunos do 1º ao 3º ano do EF. (impulso)
• Nível 2: alunos do 4º e 5º ano do EF. (impulso)
• Nível 3: alunos do 6º ao 9º ano do EF. (pressurização)
• Nível 4: alunos em qualquer série/ano do Ensino Médio. (combustível líquido)
• Nível 5: alunos em qualquer série/ano do Ensino Médio. (combustível sólido)
Os professores devem enviar os resultados dos testes obtidos pelas equipes para a organização da competição. A MOBFOG entrega medalhas de ouro, prata e bronze para as equipes que obtiverem os melhores resultados.
Após a divulgação dos resultados, as escolas são convidadas a levar suas 3 melhores equipes no evento presencial, a Jornada Brasileira de Foguetes, onde os alunos recebem troféus.