Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Edésio deixa legado de pioneirismo em Braço do Norte

Tilápia e Gado Jersey foram introduzidos pelo visionário produtor na região

Braço do Norte - SC, 27/11/2023 10h00 | Atualizada em 27/11/2023 15h04 | Por: Redação
Empreendedor rural que havia sido vice-prefeito, foi cremado no domingo 

     O ex-vice-prefeito de Braço do Norte, Edésio Oenning, 75 anos, foi cremado no domingo, 26 de novembro, no Crematório São Mateus, em Capivari de Baixo. Edésio foi secretário de Agricultura do Município e secretário adjunto de Agricultura do Estado. Desde 2018 lutava contra o Parkinson, uma doença degenerativa.

     Edésio nasceu na comunidade de São José, Braço do Norte, em 23 de junho de 1948. Filho de Fernando Oenning e Olivia Michels Oenning. Quando criança morou na comunidade do Avistoso, onde estudou até a 4° série do primário. Com 11 anos foi para o seminário Sagrado Coração de Jesus em Rio Negrinho, aos 14 anos voltou com seus pais para a comunidade da Represa. Em 1964 junto com a Irmãs do Instituto Sagrado Coração de Jesus participou dos grupos de jovens na comunidade da Represa. Tornando-se presidente onde fundou o grupo de jovens 4S na comunidade do Avistoso e São José. 

     Em 1971, junto com Acaresc (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina), hoje extinta, foi durante 35 anos o órgão oficial de extensão rural, iniciou um estágio na Sadia, onde desenvolveu a atividade por 10 meses e aprendeu a criação do porco branco. Em 1972, abriu seu próprio negócio a “Granja Canário” de reprodutores, onde disseminou a criação de suínos para vários Estados. Com o tempo, o porco banha foi perdendo o seu valor. Na época tinham três fábricas onde passaram por inspeções federais, acabando com o porco comum na região até 1976. Após iniciou uma nova fase com o porco branco, contribuiu com a criação suína em toda região.  Em 1972, casou-se com Celina Oenning, formando uma família de três filhos.

Em 1981, iniciou a criação do gado de leite, onde foi responsável pela disseminação e a primeira Cabanha Canário do Gado Jersey, trazendo a raça para a região e contribuindo, significativamente, para que Braço do Norte se transformasse na Capital Nacional do Gado Jersey. 

     Em 1982, com apoio da Associação Brasileira de Criação de Gado Leiteiro viajou para Israel, com objetivo de buscar conhecimento onde estudou sobre Alimentação e Manejo do Gado Leiteiro, aproveitando a viajem, conheceu a cultura familiar da Itália, França, Inglaterra, e por mais 16 países, onde enriqueceu seu conhecimento, trazendo para a região. Na viajem conheceu a Tilápia Nilótica no Mar da Galiléia e no Rio Nilo, onde em 1983 buscou no Brasil e foi o pioneiro em trazer a espécie para Braço do Norte, tornando a região a maior produtora de Tilápias. Trouxe ainda tecnologia para contribuir no silo, comprando a primeira ensiladeira e distribuidor de esterco. 

     Sempre foi atuante participando das comissões das agropecuárias, eventos da Acaresc, lavouras demonstrativas, apoiando sempre a tecnologia e o desenvolvimento na região. Em 1981 e 1986, foi considerado a sua propriedade modelo para o estado de Santa Catarina, pelo Ministério da Agricultura, recebendo prêmio em Brasília. 
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Edésio foi o pioneiro da primeira exposição de gado leiteiro na Feagro

     Em 1991, foi o pioneiro da primeira exposição de gado leiteiro de Braço do Norte, conhecido atualmente como Feagro, que é a maior exposição de gado leiteiro do Sul do Estado. Em 1992, iniciou uma nova fase na política como vice-prefeito, onde assumiu a função de secretário da Agriculta e Meio Ambiente, com cargo de secretário e adquiriu um terreno para o Parque de Exposição e a construção do pavilhão. Em 1992 e 1993 foi presidente da ACCB Catarinense – Associação Catarinense de Criadores de suínos. Em 1994 e 1995 foi vice-presidente da Associação Brasileira de Criação de suínos. 

     De 1999 até 2002, participou do Governo do Estado ocupando o cargo de diretor de Desenvolvimento Rural na Secretária da Agricultura, onde formou um grupo de liderança para defender os problemas dos agricultores, motivando a reativação do sindicato rural em defesa dos suinocultores endividados com a expansão da suinocultura motivada pelo governo. 

Em 2002, de volta a atividade de campo, investiu na genética no gado de leiteiro, embriões através de fertilização “in vitro” e transferências de embriões, participando de todas as exposições de gado Jersey. Em 2005, voltou para o cargo de secretário Municipal da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do Estado. De 2008 a 2011 foi presidente do Sindicato Rural. Em 2009 a 2012 foi Secretário de Transporte de Obras.


     Edésio Oenning era conhecido pela sua alegria, bondade, carisma, pela sua garra e dedicação, e principalmente pelo seu olhar visionário. O ex-prefeito de Braço do Norte Vânio Uliano fala com orgulho do amigo. “Braço do Norte deve muito para o Edésio. Ele é uma pessoa que trouxe e impulsionou o agronegócio para o Município. É um visionário e grande empreendedor. Esse reconhecimento é, sem dúvida, muito vindo e ele merece muito”, destaca Vânio ao lembrar que Edésio foi homenageado pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) em 2018, com o a Comenda do Mérito Catarinense.


     Além desta homenagem, Edésio recebeu em 2018 também da Câmara de Vereadores do Município o título de “Homem Destaque Braçonortense”. No ano anterior emprestou seu nome para o prêmio Top de Agronegócio, da revista Negócio Agro, da Folha do Vale. “Nunca fiz nada pensando em receber algo em troca, mas receber esse carinho é muito bom. Nem sei dizer o tamanho da minha felicidade, só quero agradecer a todos que se lembraram de mim”, dizia Edésio ao ser reconhecido pelo seu pioneirismo e liderança. 

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!