Pedido feito por líder comunitário a vereador está mais próximo de se tornar realidade com a licitação da obra do CEI de São José
Certos diálogos são decisivos e podem influenciar diretamente na história de uma cidade. Assim foi a concepção do Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro São José, em Braço do Norte. Durante uma conversa em um café, o líder comunitário Edélcio Boeing, o “Deco”, fez o pedido ao vereador Filippi Fernandes, o “Muy”. O fato aconteceu em 2021 e, neste mês, ficou ainda mais perto de tornar-se realidade, com o lançamento do edital de licitação para a construção da obra que é tão esperada pelos moradores locais. Para Deco, contar com um CEI proporcionará mais facilidade e tranquilidade às famílias e fortalecerá a educação e os laços comunitários.
“O CEI representa um sonho se tornando realidade. A comunidade de São José precisa de uma creche. Temos várias crianças lá e pais precisando, pois têm que trabalhar e não podem porque não têm local para deixar seus filhos”, relata Deco. O líder comunitário conta ainda que o processo de idealização do projeto foi feito de forma democrática e participativa, ouvindo a comunidade e dando a ela poder de escolha. Inclusive, para a definição do local onde será construído, próximo à Escola Municipal Adolfo Wiggers. De acordo com o vereador Muy, desde que a solicitação chegou até ele, não mediu esforços para viabilizá-la. “Após a conversa com o Deco, confesso que não sabia por onde começar. Na época, era no primeiro ano do meu mandato como vereador. Fiz um pedido ao prefeito e, até aquele momento, não imaginaria que seria necessário um investimento tão alto”, relembra.
Porém, recorda que diversas pessoas se envolveram para que o projeto se tornasse possível. “Me empenhei em fazer tudo o que estava ao meu alcance, desde a reivindicação da obra junto ao Executivo, a viabilização de recursos, visitas ao local com o projetista e mantendo um diálogo aberto com os moradores para que fosse possível atender seus anseios e necessidades”, complementa. A disponibilidade e a ação do prefeito Roberto Kuerten Marcelino também foram enaltecidas por Deco. “Ele foi muito importante para esta conquista. Tudo o que ele se comprometeu em fazer para nossa comunidade, ele cumpriu”, ressaltou. Durante o lançamento do edital de licitação para a construção, em 15 de maio, na própria comunidade, Beto falou da felicidade por mais um passo dado. “Ouvimos a reivindicação, solicitamos a confecção do projeto, fomos atrás dos recursos, lançamos o edital de licitação e, em breve, esperamos retornar para a ordem de serviço, concretizando o sonho desta comunidade”, comentou.
A obra está orçada em R$ 1.533.347,20 e tem prazo de 12 meses de execução. A área total é de 437,62 metros quadros e terá capacidade para mais de 90 alunos e 14 profissionais. O local será composto por cinco salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, recepção, diretoria, sala de professores, banheiros infantis e sanitários adultos. A construção segue as normas de acessibilidade às pessoas com deficiência (NBR 9050), em especial, nos banheiros e também no acesso à creche, que terá tanto rampa quanto escada.