Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Dia das Mães em Braço do Norte supera índice estadual

22/05/2021 09h00

Comércio local teve alta de 11% em comparação ao mesmo período de 2020

A chegada do frio e o aumento da expectativa positiva da população com relação à pandemia. Estes são os principais fatores apontados pelo comércio de Braço do Norte para o crescimento de suas vendas no Dia das Mães deste ano, celebrado em 9 de maio. Segundo cálculos da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) do município, o aumento do faturamento em relação à mesma data de 2020 foi de 11%, índice maior até que a média estadual, que foi de 4,8%.


Para o presidente da CDL de Braço do Norte, Elessandro Meurer, com a população um pouco mais segura a respeito da transmissão do covid-19, o cliente sentiu-se mais propenso em ir às compras. “É importante ressaltar que esse comparativo reflete o auge da pandemia em 2020. Apesar disso, o aumento das vendas é sempre motivo de comemoração e aquecimento da economia, que ainda vem tentando se recuperar dos problemas gerados pela pandemia”, explica.


Nos estabelecimentos da cidade, comerciantes registram entusiasmo semelhante. “As vendas do Dia das Mães foram melhores que as do ano passado. Acredito que o frio também ajudou, chegou na hora certa e impulsionou as vendas. Por conta disso, tivemos um aumento de vendas não apenas relacionada à data comemorativa, teve bastante consumidor procurando roupas de inverno”, analisa Rodrigo Destro, proprietário da São Paulo Magazine, que, assim como o presidente da CDL, acredita que os números levemente melhores sobre a pandemia animaram os compradores. “O fato dos índices terem dado uma baixada nas últimas semanas deu uma trégua para nós. Penso que isso deu uma segurança maior para as pessoas saírem e fazerem compras”, complementa.

Roupas de inverno foram o carro chefe neste início de maio segundo levantamento da CDL

Tamy Souza, proprietária da Estimma, loja especializada em moda íntima, destaca que as vendas no início de maio, correspondente ao período do Dia das Mães, superaram suas expectativas. “Estabelecemos algumas metas para nossas vendedoras e todas elas foram alcançadas. Vendemos mais do que nós esperávamos, cerca de 15% a mais do que no mesmo período do ano passado”, comemora. Os produtos mais procurados em sua loja foram pijamas, pantufas, entre outros itens. “A maioria dos nossos clientes foram de mulheres à procura de presentes para suas mães. Nos últimos dias, notamos também o aumento da procura, por parte dos homens, de roupas íntimas para suas esposas”, comenta.

Ferramentas de venda

Para Tamy Souza, além do cenário favorável para o comércio local, o uso de novas ferramentas e de formatos alternativos no processo de compra e venda foram de grande importância. “No nosso caso, utilizamos muito o contato com os clientes pelo Instagram. Não apenas divulgamos nossas ofertas, como também realizamos atendimentos, mostramos produtos e tudo mais. Na maioria das vezes, os clientes escolhiam o que desejam, depois vinham até a loja para levar a compra. Teve um caso em que fomos contactados por uma cliente do Mato Grosso. A mãe e a irmã moram aqui em Braço do Norte. Então ela escolheu os presentes, fez o pagamento via Pix e nós entregamos os presentes aqui”, relata a comerciante.

Lojista Tamy Souza comemora vendas e aguarda com expectativa o Dia dos Namorados


Os dados que apontam o crescimento em Santa Catarina de 4,8% das vendas dos Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado foram obtidos pela FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas), com base nos registros do SPC (Serviços de Proteção ao Crédito). A entidade estadual reforça a análise de que o frio foi o grande propulsor. “Os lojistas catarinenses conseguiram reagir, seja com vendas nas lojas físicas ou virtualmente, e alcançaram um importante resultado mesmo ainda sob os impactos da pandemia. As peças de vestuário mais pesadas foram o principal destaque das compras”, diz Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Expectativa boa para o restante do ano

Com esse aumento de vendas no Dia das Mães, que é considerado a segunda data mais importante para o comércio (a primeira é o Natal), cresce a estimativa de um cenário positivo para os próximos meses do ano e em outras datas comemorativas. Tamy Souza, em sua loja de moda íntima, aguarda com certa ansiedade pelo Dia dos Namorados, em 12 de junho. “Diferentemente do que ocorre no comércio em geral, o Dia dos Namorados é a nossa data mais importante. E esperamos, sim, ter um aumento considerável em relação ao ano passado. Inclusive, já estamos conversando com as nossas vendedoras para ampliar o horário de atendimento para até das 19 horas na semana que antecede a data, que cai num sábado. Como nossos clientes, normalmente, fazem suas compras nos últimos dias, então esperamos uma semana bastante movimentada”, prevê.

Para o proprietário da São Paulo Magazine, Rodrigo Destro, o aumento da sensação de segurança relacionada à pandemia por parte do consumidor contribuirá para uma provável alta das vendas. “A tendência é ir melhorando a cada mês, culminando com o Natal. A vacinação está ocorrendo, e muitas pessoas, em relação ao ano passado, estão mais cuidadosas. Também as empresas estão seguindo bem os protocolos sanitários. Entendo que isso, de alguma forma, ajuda o comércio de maneira geral”, considera.

Rodrigo Destro (à esquerda) enaltece a tendência e presidente da CDL, Elessandro Meurer, ao centro, fala em recuperação

Enquanto isso, a CDL de Braço do Norte segue também com ações de promoção de vendas durante todo o ano. A expectativa é de que o setor continue a apresentar crescimento gradativo nos próximos meses. “A CDL tem buscado estimular as vendas, investindo em campanhas que valorizam o comércio local e que premiam consumidores que fazem suas compras no Município. Além disso, o comércio de Braço do Norte tem tomado todas as medidas de segurança para o enfrentamento da pandemia conforme as diretrizes estaduais”, completa o presidente Elessandro Meurer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!