Sábado, 12 de julho de 2025
Braço do Norte
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
15 °C
3 °C
GERAL

Devoção centenária atrai milhares de fiéis a Imaruí

Mistério envolvendo imagem sacra é um dos elementos de sucesso da Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos

Imaruí - SC, 13/03/2024 10h00 | Atualizada em 13/03/2024 10h18 | Por: Redação
Artista responsável pela obra sacra é desconhecido, bem como a origem dela

     A cidade de Imaruí vive intensos dias de celebração e reflexão. Os seus quase 12 mil habitantes recepcionam com entusiasmo um público aproximado de 40 mil pessoas, vindas de diversos cantos do país. A razão disso é a Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, que carrega consigo uma impressionante história de tradição cultural e religiosa. Afinal, os registros mais antigos encontrados sobre o evento anunciam que ele já acontecia em 1870.

    Em 2024, a realização será entre os dias 11 e 17 de março, com extensa programação. “A festa já vem sendo realizada há muitos anos e representa a unidade, uma igreja viva e dinâmica. É a representação do que o Papa Francisco diz sobre comunhão, participação e missão. A missão da igreja é vivermos em comunidade e levarmos essa cultura à frente para os filhos, para os netos, para os amigos. Enfim, para toda a família, para todos os povos”, ressalta o Padre Avelino de Souza, da Paróquia São João Batista de Imaruí.

     Segundo ele, o sucesso disso, além da devoção dos fiéis, está vinculado ao mistério que gira em torno desta tradição. “Quando se fala da Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, as pessoas de fora, de outras cidades, dizem: ‘mas é o Senhor dos Passos de Imaruí’. É claro que nós temos o Senhor dos Passos em várias paróquias, mas se referem a Imaruí. Isso ocorre devido à forma como esta imagem, que é diferente de todas já vistas, chegou aqui em Imaruí: num caixote, pela lagoa”, comenta.

 
     O artista responsável pela obra sacra é desconhecido, bem como a origem dela. Quando chegou à vila, estava entre as mercadorias de um barco. O fato causou alvoroço e gerou curiosidade para ver a imagem. De acordo como o livro "A nossa história… do nosso jeito", de autoria do Padre Auricélio Costa, foram realizadas três tentativas misteriosamente frustradas de levá-la para o porto de Laguna, a fim de encontrar o proprietário. Sem sucesso, permaneceu, originando um movimento que se tornaria grandioso, mas inimaginável à época dos fatos, por volta de 1850.


     Passado mais de um século e meio, a celebração segue unindo fieis que se envolvem com afinco e esmero na organização do evento e, da mesma forma, pessoas que são atraídas para prestigiá-lo. “Todos os dias, nós temos padres diferentes, que arrastam multidões de pessoas, contribuindo para que a festa de fato aconteça e seja um sucesso de público e, mais ainda, para agradar nosso senhor e salvador Jesus Cristo, o Senhor dos Passos. Também há muitas pessoas envolvidas no trabalho em torno da festa”, reconhece o padre. Além da celebração religiosa, haverá praça de alimentação, almoço no salão e entre outras atrações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeto de Lei institui como patrimônio público
     Tamanha a importância que a tradição possui, o Projeto de Lei Legislativa nº 1/2024 foi aprovado por unanimidade e institui como Patrimônio Público Cultural e Religioso a Procissão em Homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Passos, realizada no quinto domingo da quaresma de cada ano.


     “Milhares de devotos deslocam-se para Imaruí durante a festa e a imagem é visitada também ao decorrer do ano todo”, enaltece o vereador Almir Rogério Francisco, autor do Projeto de Lei, acrescentando todos os elementos que envolvem tal devoção. “Além da imagem, há vários símbolos, gestos e personagens que marcam a festa: o Vinho do Santo, as lembrancinhas, a visita à Sala dos Milagres, o toque nas imagens, a oferta aos pés dos santos, os personagens bíblicos, o Canto de Santa Verónica, a banda musical, os pagadores de promessas", enumerou.

     O Padre Avelino comenta sobre o que o reconhecimento como patrimônio público representa. “Isso reforça a necessidade de não pararmos e de fazermos uma festa que o Senhor dos Passos mereça, de fato. Com toda a religiosidade popular, com as nossas procissões, com os encontros que levem o povo, cada vez mais, a seguir os passos de nosso Senhor Jesus Cristo por interseção de Nossa Senhora dos Dores. Afinal, são 190 festas resultantes de muita devoção, que foi se alastrando por todo o país. E que assim siga, para que Jesus nos ensine a seguir os seus passos e que possamos fazer uma festa maravilhosa, aqui em Imaruí”.

Missas diárias presididas por padres da região
No último domingo, dia 10, foi realizada a Santa Missa e a Benção na Praça, acolhendo os Romeiros. Durante esta semana, de 11 a 15, entre segunda e sexta-feira, acontecem missas diariamente, com os padres Avelino de Souza, de Imaruí; Antônio Vander, do Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Içara; e com Edison de Souza Müller e Sérgio Jeremias de Souza, ambos de Tubarão.
     
     Nesta sexta-feira, dia 15, após a missa presidida pelo Pare Avelino, será dado início à novena cantada em latim, pelo Coral Raízes, resgatando o início desta tradição, seguida pela Cerimônia de Cerração da Sagrada Imagem, recordando o misterioso caixote deixado pelo barco no cais do porto. Por fim, ocorrerá a Procissão do Silêncio, transladando a imagem até a Capela do Senhor dos Passos, onde haverá vigília e oração durante a noite, coordenada pela Irmandade de Passos.
Programação do fim de semana.

     Neste sábado, dia 16, haverá, durante o dia, visitação à Sagrada Imagem e orações na Capelinha do Senhor dos Passos, guarnecida pelos “Guardiões do Santo”. Às 19h, será dado início à Procissão do Retorno, transladando a Imagem do Senhor dos Passos até a Igreja Matriz, acompanhada pela Banda Municipal Unidos de Imaruí, seguida pela missa presidida pelo Padre Carlos Pamplona, de Florianópolis. Durante toda a noite, seguirá a vigília e a acolhida dos romeiros.


      No domingo, 17, é o grande dia da festa. À meia-noite, ocorre a caminhada, saindo em frente à Paróquia de Nova Brasília, de Imbituba, com benção dos caminheiros e peregrinos. Às 4h, está prevista a acolhida aos peregrinos e romeiros, com o Pe. Avelino e os “Servos do Senhor. Às 6h, será feita a Oração do Santo Terço, pela Irmandade de Nossa Senhora das Dores. Às 6h30min, inicia a Santa Missa da Aliança, presidida pelo Pe. Avelino e o Diácono Jerônimo da Rosa.


      A Santa Missa Festiva, às 8h30min, será presidida pelo Padre Carlos Henrique Machado Fernandes, de Tubarão. A Hora dos Testemunhos de Graças Alcançadas será 9h30min e a Santa Missa Festiva às 10h30min, tendo como presidente o Padre Eloir Borges, de Criciúma. Ao meio-dia, haverá pausa para o almoço, com o Momento do Santo Terço. A Santa Missa dos Romeiros, com o Pe. Daniel Zilli, de Araranguá, será às 13h30min. Às 14h30min, será a Hora dos Testemunhos de Graças Alcançadas.
Logo em seguida, às 15h, ocorre a procissão com a Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, conduzida pelo Padre Avelino de Souza, e a Imagem de Nossa Senhora das Dores, conduzida pela Irmandade e pelo Diácono Jerônimo da Rosa. Haverá também a participação da Banda Municipal Unidos de Imaruí, a presença dos personagens bíblicos da Paixão e da Santa Verônica, que entoará “O Vos Omnes”. O tradicional Sermão do Encontro será proferido pelo Pe. Realdo Antonio Sartor, de Sangão. Às 20h, ocorre a Piedosa Visita aos Sete Passos da Paixão, refazendo o percurso da procissão.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!