Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Curso busca melhorar o bem-estar de professores e alunos de Braço do Norte

Município aposta na renovação da educação

14/01/2022 07h12

A educação enfrenta inúmeros desafios na atualidade: professores cansados e desestimulados, alunos sem vontade de aprender e por vezes com condições psicológicas graves e um sistema e método de ensino que necessitam de renovação. Como melhorar de maneira significativa o bem-estar dos professores e alunos e renovar a educação de maneira rápida, ampla e profunda? Para tentar responder estas indagações, a Câmara Técnica de Desenvolvimento do Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Braço do Norte (DEL) promove, nos dias 7 e 8 de abril, um minicurso de extensão entitulado “Ordens do Amor na Escola”.

Câmara Técnica de Desenvolvimento do Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Braço do Norte (DEL) na discussão do projeto com o Prefeitura

Com duração de 9 horas, o curso, que é oferecido pela Prefeitura de Braço do Norte, será voltado a todos os profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular e oferecerá uma introdução teórica, prática e vivencial sobre os fundamentos da “Hellinger Sciencia”. Os organizadores esperam a participação de mais de 500 professores.


O filósofo, terapeuta e educador alemão Bert Hellinger (1925-2019) investigou os relacionamentos humanos e o que os conduz ao sucesso e ao fracasso. Descobriu alguns princípios básicos que levam os relacionamentos ao sucesso porque respeitam necessidades íntimas de todas as pessoas aos quais ele chamou de “Ordens do amor”, além de muitos outros descobrimentos sobre esse tema que compõem, na atualidade, um corpo de conhecimentos sobre todos os relacionamentos, conhecido como Hellinger sciencia.


Suas descobertas foram realizadas por meio de um caminho fenomenológico de conhecimento desenvolvido por ele e um procedimento já utilizado desde a metade do século XX, chamado no Brasil de Constelação Familiar, o qual desenvolveu junto com sua esposa Sophie Hellinger até falecer. Trata-se de uma abordagem de cunho filosófico, prático e experiencial onde os problemas são configurados especialmente e que, a partir dessa configuração e do que acontece nesse processo, permite novas perspectivas sobre os problemas, o surgimento e a incorporação de novas imagens internas sobre eles que conduzem a uma rápida transformação na compreensão dos participantes e, por consequência, contribuem de maneira efetiva para a solução prática dos problemas.

Bert Hellinger investigou o funcionamento da consciência e como ela influencia no comportamento humano


Além de ter descoberto as Ordens do amor, Bert Hellinger investigou o funcionamento da consciência e como ela influencia no comportamento humano, na saúde, nos conflitos, além de vários outros descobrimentos que trazem uma perspectiva nova sobre o que conduz a vida, a saúde e a educação ao sucesso.


A coordenadora da Câmara Técnica do Desenvolvimento Educacional e Empreendedor, Zélia Della Giustina Guinzani, enfatiza que o curso trará uma síntese daquilo que é mais essencial para um novo olhar sobre a educação e seus desafios contemporâneos. Lembra que a experiência e o aprendizado dos relacionamentos humanos acontecem, em primeiro lugar, na família e, em seguida, na escola e na sociedade. “Família, escola e sociedade formam, portanto, um grande sistema, um todo onde cada parte tem um lugar, uma função e uma responsabilidade particular na manutenção do bem-estar e do progresso”. E é essa ordem que será debatida nos dois dias de evento gratuito para os educadores.

A pedagogia sistêmica

A Educação ou Pedagogia Sistêmica é o campo de conhecimento que se desenvolveu por meio da aplicação da Hellinger Sciencia na escola. Surgiu a partir do momento em que alguns professores entraram em contato com as constelações familiares e perceberam que seus fundamentos filosóficos poderiam trazer novas compreensões sobre os conflitos e dificuldades experimentadas na sala de aula, dentro da escola e na relação com as famílias do aluno. Além disso, esses professores perceberam, nas vivências com essa abordagem, uma possibilidade de trazer uma melhoria rápida para o bem-estar dos professores.


Esse conhecimento contribui de maneira prática para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos professores; para a compreensão e solução de problemas difíceis que acontecem no ambiente escolar como o bullying, o TDAH, os conflitos entre alunos; a melhoria no relacionamento entre administração, professores e famílias; oferecem critérios objetivos para reorientar possíveis e necessárias renovações curriculares e metodológicas entre outras inúmeras possibilidades de aplicação desse conhecimento no ambiente escolar.

Isabela já esteve em Braço do Norte há cinco anos e retorna para oportunizar um novo momento à educação


FACILITADORA
O curso será ministrado pela doutora Isabela Oliveira, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) há 25 anos e a primeira psicóloga sistêmica na abordagem de Bert Hellinger do Brasil. Tem mestrado em Comunicação (UnB) e Psicologia Sistêmica Universidade Multicultural Cudec/México), doutorado em História e pós-doutorado em Psicologia Social (UnB) além de várias formações no campo terapêutico.

Desde 2017 é professora visitante na Escola Hellinger onde contribui para a implementação dos cursos de especialização da Escola Hellinger no Brasil. Isabela já esteve em Braço do Norte há cinco anos e retorna para oportunizar um novo momento à educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!