GERAL
Culinária suína: Pai e filho faturam o concurso
18/07/2018 11h57
A Epagri de Braço do Norte realizou o 1º Concurso de Culinária de Suínos durante a Feagro
Braço do Norte
O prato sobrepaleta enrolada preparado por Bruno e Tiago Schneider, de Balneário Camboriú, ganhou o paladar dos jurados durante o 1º Concurso de Culinária de Suínos, promovido pela Epagri na Feagro 2018. O evento, realizado na noite de sexta-feira, 13 de julho, atraiu a atenção dos visitantes que acompanharam todas as etapas da produção dos pratos.
Na primeira edição quatro candidatos mostraram seus dotes culinários e se arriscaram a agradar o paladar dos quatro jurados: o comunicador Alcir Silva, o vice-prefeito Ronaldo Fornazza, o presidente do Sicoob Credivale Ivonir Buss e o presidente da ACCS Losivanio de Lorenzio.
Pai e filho criaram a receita especialmente para o concurso. “Utilizamos uma sobrepaleta, fizemos ela estilo rocambole, abrimos ela num grande bife, colocamos alguns rendimentos, como pimentão, cebola, tempero verde, queijo, ervas como alecrim e mais alguns ingredientes, fizemos ela amarrada e assamos. E de acompanhamento fizemos um purê de batata salsa, um pimentão em conserva assado e cebolas glaceadas”, conta Tiago, que visivelmente emocionado, agradeceu a conquista do concurso. “Estamos muito felizes, se tiver a segunda edição, queremos participar de novo. Ao criarmos a receita, pensamos numa combinação que fosse provocar um pouco os sentidos dos jurados, e conseguimos, tínhamos o agridoce nas cebolas, a picância no recheio da carne, a coloração e a textura do pimentão e o purê que é um acompanhamento tradicional da carne suína. Vamos para casa com o sentimento de dever cumprido, realmente a proteína de suíno precisa de uma força para dar uma alavancada no consumo.”, avalia o filho.
Os outros três pratos também arrancaram elogios dos jurados. O braçonortense Daniel Michels preparou uma costelinha e barriguinha a carne suína ao sal e alho. Lucilene Maier assou uma copa recheada e Rogério Andrade, preparou um lombo assado com molho de limão e laranja, com acompanhamento de maça.
Concurso incentiva o consumo de carne suína
Ao final do concurso, o agrônomo Diogo Schotten Becker, anunciou a segunda edição para 2019. “O nosso principal intuito era a divulgação e a valorização da carne suína. Era mostrar que existem maneiras diferentes de saborear e sair do comum, mostrar que existem outras possibilidades de consumir a carne suína, e acredito que conseguimos. Com certeza ano que vem vamos ter a segunda edição”, garante Diogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE