Terça, 30 de abril de 2024
Braço do Norte
33 °C
20 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
33 °C
20 °C
GERAL

Corredor Ecológico da Serra Geral pode afetar prática agrícola na região

Alerta foi feito pelo advogado e geógrafo Eduardo Bastos Moreira Lima

Grão-Pará - SC, 12/04/2024 08h30 | Atualizada em 12/04/2024 08h26 | Por: Redação
Corredor Ecológico ocupa uma área de 1.716 km², contemplado 46 municípios

As consequências da criação de um corredor ecológico interligando o Parque Nacional de São Joaquim ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro têm sido abordadas pelo advogado e geógrafo Eduardo Bastos Moreira Lima em suas redes sociais. Em seus pronunciamentos, ele alerta para as possíveis consequências negativas para propriedades privadas de municípios da região.


O Corredor Ecológico intitulado Caminho das Nascentes foi instituído por meio do Decreto nº 2.367, de 22 de dezembro de 2022. Eduardo questionada se a devida publicidade e esclarecimento foram feitos pelo Governo do Estado junto às Administrações Municipais abrangidas. “Ele fará um arco e passará por municípios como Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Urubici, Anitápolis, entre outros. É claro que sustentabilidade e o meio ambiente são questões de ordem e importantíssimos, mas devemos considerar os impactos que estas atividades podem ter também nas propriedades privadas”, ressalta Eduardo.


A questão que merece reflexão diz respeito às outras áreas que hoje estão ocupadas por lavoura, área de pecuária, pousadas e passarão a integrar esse novo mosaico. “Os proprietários estão sendo informados disso? Porque, quando se cria um corredor, algumas obrigações a futuro poderão ser implantadas. Isso pode impactar de maneira direta no uso destas propriedades. Não pode ser desprezado que, em um cenário próximo, o uso dessas possa ser restringido. Isso, lógico que é uma hipótese, mas não pode ser desconsiderada”, questiona e orienta o profissional.


Além disso, sugere que os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios se inteirem do assunto e ouçam a opinião pública, a fim de defender os interesses locais. Segundo ele, apenas desta maneira seria possível entrar em um consenso e garantir a proteção do meio ambiente sem impactar negativamente na economia local. “Reforço que há mecanismo legais de proteção ambiental, como possibilidades de ganhos que não estão sendo explorados, e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) seria um destes, basta vontade política”, defende. 


“É importante que se tome ciência deste debate para que participem e opinem. O primeiro passo, a meu ver, seria debater esses impactos dentro de uma proposição política e técnica envolvendo toda a sociedade, eis que os reflexos poderão afetar a todos. O equilíbrio deve ser sempre buscado e isso se faz ou deve ser feito através da participação social efetiva”, acrescenta Eduardo, ao enaltecer a importância do diálogo e da conscientização na criação de políticas públicas.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo quer recuperar áreas degradadas

Em publicação oficial, o então governador Carlos Moisés afirmou que o intuito Corredor Ecológico Caminho das Nascentes é proteger as nascentes, conservar a biodiversidade e recuperar as áreas degradadas, sendo um mecanismo de promoção da melhoria da qualidade ambiental.


Além disso, visa “orientar os proprietários rurais sobre a preservação, conservação e regularização das áreas de preservação ambiental nas propriedades”. Ainda de acordo com informações do Governo de Santa Catarina, a área abrangida faz uma conexão, “ligando Rio Grande do Sul e Paraná num corredor que visa trazer maior segurança ambiental”.


O Corredor Ecológico Caminho das Nascentes possui 1.519 km de extensão e ocupa uma área de 1.716 km², contemplado 46 municípios, composto predominantemente por Áreas de Preservação Permanente. Durante o anúncio, o professor emérito do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Fernando Scheibe, garantiu que o corredor ecológico não representa a necessidade de desapropriação de nenhuma área. Entretanto, não esclareceu de que forma isso afetaria as propriedades privadas localizadas nas áreas pertencentes ao corredor ecológico.
 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!