Cresol irá colaborar com a montagem do Plano de Cultura de Gravatal
Na terça-feira, dia 11 de abril, o prefeito Clei Rodrigues, juntamente com o secretário de educação Jader Salazar e a coordenadora pedagógica Ana Aurora Alves, receberam no Gabinete da Prefeitura Municipal de Gravatal a presidente do Conselho de Cultura Mariza Vandresen, o assessor de desenvolvimento local da Cresol - Encostas da Serra Geral (Cooperativa de Crédito Solidário), Luciano Philippi, e a analista Elaine Morais Vieira. O encontro foi para discutir a montagem do Plano Municipal de Cultura que vem sendo debatido entre os membros do Conselho por ser peça fundamental para o desenvolvimento do setor e acesso às leis de incentivo. Neste sentido, a Secretaria de Educação vem acompanhando as demandas do setor e alinhando ações junto ao Executivo.
Esta semana, em resposta ao pedido de apoio do Conselho para a criação do Plano, o presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Paulo César Kleistat, sinalizou positivamente. A cooperativa irá ajudar na elaboração de forma voluntária. Irá disponibilizar profissionais que, junto com colaboradores da Educação, vão montar o Plano. Representando a Cresol, o assessor Luciano Philippi colocou no encontro que o Conselho é o braço participativo da comunidade para ajudar o Executivo a pensar estratégias para os setores. Neste sentido, a cooperativismo vem a somar. "Nos sentimos sensibilizados, pois a missão é apoiar os Municípios na área de desenvolvimento. A nossa cooperativa teima e luta por esta raiz, pois ela foi criada por pessoas para ajudar no desenvolvimento na região. Então, para ser cooperativa tem que ser parceira" salientou. "Fortalecer a cultura é nosso objetivo. Sempre foi uma necessidade de Gravatal e, também, foi de encontro com o nosso propósito que é abranger e atingir mais pessoas" explicou a analista da Cresol, Elaine Morais Vieira.
A presidente do Conselho de Cultura, Mariza Vandresen, destacou a iniciativa do Conselho e ficou feliz com o encontro. “A cultura, infelizmente, não é prioridade para muitos gestores. Gravatal, por sua vez, mostra essa preocupação”, comemora. Por fim, a presidente do Conselho explica que em conversa com membros uma cultura feita em todo Município, em cada comunidade, é o que vem se pensando. "É o que precisamos resgatar e proporcionar para os nossos jovens" ressaltou. "Agradecemos a parceria da Cresol, que entendeu a importância de um planejamento estratégico para o setor cultural e, prontamente, atendeu o pedido do Conselho Municipal" completou.
Para o prefeito Clei Rodrigues, esse movimento é necessário para que a cultura gravatalense se fortaleça e a sociedade cresça. "Virão oportunidades de incentivos por parte do Governo Federal e com o Plano de Cultura consolidado aumentam as possibilidades de acessarmos esses recursos, de investir e fortalecer na nossa cultura" disse.
O secretário de educação Jader Salazar falou sobre a importância do Plano de Cultura. "Estamos muito felizes, pois gerenciar a Cultura junto à Secretaria de Educação sempre foi um desafio. Pensar a cultura de maneira estruturada é muito importante para o nosso Município, pois um povo sem história é um povo sem identidade. Precisamos resgatar isso, valorizar nossas raízes, nossos artistas locais. A partir disso, desenvolvemos a economia e o turismo, uma série de coisas em que a Educação está entrelaçada. É como uma centelha que precisamos irradiar de um lado para fortalecer o outro. Por isso, estaremos sempre de portas abertas e juntos para executar esse Plano e fazer valer o empenho do Conselho", explanou.