Prefeitos da região conhecem ecossistemas de inovação urbana e apresentam projeto Amurel Conectada no Smart City Expo World Congress
Até sábado, 8 de novembro, o grupo permanece em Barcelona, onde participa do Smart City Expo World Congress Uma comitiva formada por gestores públicos, empresários e especialistas brasileiros está em missão internacional na Europa para conhecer alguns dos principais ecossistemas de inovação urbana. O grupo, que passará por Barcelona (Espanha) e Lisboa (Portugal), cumpre agenda intensa de palestras, visitas técnicas e apresentações.
Entre os integrantes estão os prefeitos Clei Rodrigues (Gravatal), Lauro Boeing (Braço do Norte), Castilho Silvano (Sangão) e Estêner Soratto (Tubarão), este último presidente da Amurel. O analista de sistemas da entidade regional, Everson Guimarães, também acompanha a comitiva.
Até sábado, 8 de novembro, o grupo permanece em Barcelona, onde participa do Smart City Expo World Congress (SCEWC25), maior evento mundial de cidades inteligentes. Paralelamente ao congresso, o roteiro inclui visitas ao Porto Olímpico de Barcelona, ao Distrito da Inovação, ao Centro de Inovação da Cisco, voltado à segurança de tráfego de dados quânticos, e ao Barcelona Activa, estrutura semelhante às Salas do Empreendedor presentes em municípios brasileiros.
Durante o SCEWC25, o prefeito Estêner Soratto e o analista Everson Guimarães apresentaram, no estande da FIWARE, a plataforma Amurel Conectada, desenvolvida para integrar e harmonizar dados dos municípios associados e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.
O projeto representa um avanço para a região ao oferecer monitoramento em tempo real de condições climáticas, níveis de rios, índices de precipitação e outros indicadores ambientais, contribuindo para gestão mais eficiente, inteligente e transparente dos recursos naturais e urbanos.
Após cumprir agenda em Barcelona, a comitiva segue viagem para Lisboa, onde continua as atividades relacionadas à inovação, governança e desenvolvimento sustentável.