Ações visam consolidar Garopaba, Laguna e Jaguaruna como destinos para além da alta temporada.
Com o encerramento da alta temporada de verão, os destinos turísticos do litoral sul catarinense se preparam para enfrentar o desafio de manter o fluxo de visitantes ao longo do ano. As Administrações Municipais de Garopaba, Laguna e Jaguaruna traçam estratégias para garantir que o turismo continue contribuindo para a economia local ao decorrer de todo o ano.
Além das belezas naturais, as iniciativas envolvem eventos culturais, esportivos e a valorização das tradições locais, além da realização de investimentos em infraestrutura, da qualificação profissional e da divulgação nacional e internacional. Dessa forma, a intenção é garantir que haja desenvolvimento econômico e oportunidades para a população local.
Em Garopaba, a alta temporada superou as expectativas, com um fluxo de mais de 1,5 milhão de turistas e uma injeção de mais de R$ 750 milhões na economia local. “A nossa temporada de sol e mar trouxe muitas famílias, um turismo educado, respeitoso e sustentável. Isso é o que a gente vem buscando trabalhar enquanto norteador para uma qualidade de desenvolvimento junto à comunidade”, observa o secretário municipal de Turismo, Sérgio Lima.
Durante a temporada de verão, a cidade contou com uma intensa programação. “Entre dezembro e março, os principais eventos são o aniversário da cidade, o Natal, o réveillon, os campeonatos esportivos de verão, as atividades de marketing de grandes empresas multinacionais nas praias, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e o Carnaval”, cita o secretário.
Sérgio Lima acrescenta que há também diversos outros eventos privados realizados por toda a cidade e atrações promovidas por empreendimentos como a Surfland Brasil, clube e resort que conta com uma piscina de ondas. “Ela traz um turismo de bastante qualidade, muitos astros do surf, do skate e de outros esportes, bem como celebridades - incluindo atores, atrizes e cantores renomados - também vêm para a nossa cidade”.
Para manter esse ritmo com um turismo sustentável, o Município aposta na realização de ações e eventos diversificados. “Seguiremos ainda com um bom fluxo até a Páscoa. Depois, iniciaremos a temporada da safra da tainha, dos engenhos de farinha, da quermesse, da valorização ainda maior da nossa cultura. De abril a julho, também temos os meses de melhores ondas na cidade, isso deve ser apresentado e trabalhando de forma harmoniosa. De julho a novembro, a expectativa é de que nossa gigante das águas, a baleia-franca, fique por aqui para nos brindar com suas belezas especiais que tanto fortalecem nossa cidade e região”, enumera.
Para potencializar o turismo anual, Garopaba já conta com um plano de ação bem definido, incluindo a construção de um Centro de Eventos e Inovação, que será um marco para a economia local, e a consolidação de eventos importantes com o apoio e parceria da Prefeitura de Garopaba. “Serão mais de 100 eventos durante o ano de 2025, que gerarão um impacto extremamente positivo em nossa economia. O nosso planejamento para 2025/2028 são ações coordenadas em parceria com o nosso trade turístico, com o Governo do Estado, o Sebrae e a Fecomercio [Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina]”, relata.
“Trabalharemos para impulsionar a divulgação da nossa cidade pelos quatro cantos do mundo, em especial, nos mercados mais emergentes para a nossa região. Chegamos recentemente de uma missão na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025, uma das maiores Feiras de Turismo da Europa, sediada em Portugal. Nos próximos meses, estaremos em diversas feiras e road shows e, também, ajudando a capacitar ainda mais o trade turístico garopabense, fortalecendo agências de turismo, operadores de turismo, guias turísticos e condutores ambientais”, complementa.
Laguna apostará em calendário anual e na melhoria da infraestrutura
A temporada de verão também foi positiva para Laguna, especialmente durante o Carnaval, que atraiu milhares de visitantes e movimentou a economia local. Para o restante do ano, o prefeito Preto Crippa destaca que a cidade busca aprimorar a infraestrutura e criar um calendário anual de eventos.
“Embora o fluxo tenha sido bom, ainda temos muito a fazer para melhorar a infraestrutura e garantir uma experiência cada vez melhor para nossos visitantes. Trabalhamos para atender às expectativas tanto dos lagunenses quanto dos ‘lagunistas’, e estamos confiantes de que, com os investimentos e a organização planejada, vamos melhorar ainda mais na próxima temporada”, adianta Crippa.
Para a realização de eventos, o Município conta, em muitos casos, com a parceria da iniciativa privada. Entre os destaques da alta temporada, estava o Pré-Carnaval com as Escolas de Samba e o Carnaval de Laguna, com os blocos tradicionais da cidade, considerados um grande sucesso de público. Além disso, a Secretária Municipal de Educação e Esportes realizou os Jogos de Verão, que movimentaram a cidade.
“Além de aprimorar a infraestrutura, com a revitalização de pontos turísticos, por exemplo, oferecemos eventos específicos para fora da alta temporada, como eventos culturais na Semana Cultural e o Cine Teatro Mussi”, comenta Crippa ao citar as estratégias voltadas para a atração de diferentes perfis de turistas.
Jaguaruna: um destino em ascensão
Jaguaruna registrou um crescimento significativo no fluxo de turistas nesta temporada. Segundo o secretário municipal de Turismo, Dante Gentil, a cidade tem atraído cada vez mais visitantes de fora do estado, consolidando-se como um destino emergente. “Nas últimas temporadas, percebemos um aumento na procura por visitantes de outros estados que desejam conhecer e permanecer em nossos atrativos. Isso demonstra que Jaguaruna está se consolidando como um destino turístico em ascensão”, avalia.
Durante o verão, o Poder Executivo Municipal promoveu ações como o programa Jagua É+Verão, que levou esportes e atividades recreativas às praias, proporcionando lazer e entretenimento para moradores e turistas; e a 3ª Festa da Melancia, que contou com shows nacionais e atraiu mais de 30 mil pessoas. Além disso, realizou e apoiou eventos esportivos e culturais, como torneios de Beach Tennis, competições de Surf, Corrida do Cooperativismo e o concurso A Bela da Praia.
Com a intenção de manter esse crescimento, o Município aposta ainda no fortalecimento do comércio turístico, na capacitação do setor de serviços, na melhoria na estrutura de hospedagem, na participação em feiras de turismo e na realização de parcerias com estabelecimentos. Além disso, está em desenvolvimento uma rota turística para divulgar o potencial da região em outras épocas do ano. “Estamos investindo na promoção turística, com a criação de uma rota turística e a presença de Jaguaruna em feiras de turismo, ampliando a divulgação da cidade como destino atraente durante todo o ano, não apenas na alta temporada”, afirma o secretário.