Braçonortense Anicio, 47 anos, vem se destacando nas provas de ciclismo que participa dentro e fora do município

“Tudo começou como uma brincadeira e virou uma paixão na minha vida”, revela o ciclista braçonortense Anicio Beger Laurindo, que vem se destacando nas provas de ciclismo que participa. Em menos de seis anos, o braçonortense, hoje, com 47 anos, já acumula várias medalhas e troféus. Os mais recentes foram no último final de semana, quando participou da 21° Volta a Santa Catarina em Mountain Bike, na cidade do Rio dos Cedros, campeonato válido para o ranking nacional e catarinense, onde conquistou cinco medalhas. A prova foi disputada em quatro etapas, dessas, três Anicio foi campeão e uma vice-campeão, se tornando campeão geral na sua categoria Pró Master B2.
O braçonortense conta que o ciclismo entrou em sua vida como um hobby e que já trouxe alegrias inesquecíveis. “Há seis anos, minha irmã e o meu cunhado compraram uma bicicleta, e me incentivaram a comprar uma também, na época comprei e comecei a pedalar por brincadeira, jamais imaginei que ia participar de campeonatos”, recorda Anicio que não demorou muito para conseguir destaque nas competições. “Eu comecei a pedalar com um amigo, o Luiz Fernando, foi ele quem me incentivou a começar a competir, ele me deu a maior força. A minha primeira competição foi o primeiro Marathon de Braço do Norte onde fui campeão geral na categoria Sport e dali pra frente, não parei mais”, destaca o ciclista, que desde então, acumula dezenas de competições e vitórias.
Anicio trabalha em um frigorífico durante o dia, ele consegue conciliar trabalho, família e treinos. “Minha rotina de treinos é bastante cansativa, dedico em torno de três horas por dia para treinar. Apenas um dia da semana eu tiro para descansar. Meus treinos são de 350 a 400 quilômetros por semana. Eu trabalho durante o dia e a noite faço meus treinos”, conta o ciclista que revela que sua vida mudou muito depois que começou a praticar esse esporte. “Hoje sou outra pessoa. Antes eu era muito estressado, e o ciclismo ele me acalma e me faz tão bem. Além disso, meu peso também mudou, antes eu tinha 99 kg, hoje estou com 73kg. Isso é saúde”.
“Quero ser campeão estadual no Mountain Bike e campeão da Copa Soul”
Após participar da Volta a Santa Catarina, agora, Anicio se prepara para as próximas competições. “Meu objetivo é ser campeão estadual no Mountain Bike e campeão da Copa Soul, e eu vou conseguir, estou me esforçando e me dedicando ao máximo para isso”. Perguntado quais são as maiores dificuldades enfrentadas durante as provas, ele foi objetivo. “Minha maior dificuldade são as descidas”.
Dentre os campeonatos que Anicio já participou, estão o Marathon Praia do Rosa, Copa Soul e o Desafio Serra do Rio do Rastro. O braçonortense deixa um recado para quem sonha em ser profissional de algum esporte. “Tem que ter muita persistência, dedicação e paixão pela modalidade. Eu amo pedalar e me entrego ao máximo nas provas para ter um bom resultado”, ressalta Anicio, que faz questão de agradecer a sua família, amigos e a todos os seus patrocinadores pelo apoio.