Existem altos riscos para ocorrências de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações nas vias
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na quarta-feira, 14 de junho, um alerta de chuva persistente e volumosa desde o dia da emissão. A previsão é que haja um acumulo entre 200 e 250 milímetros de chuva, podendo pontualmente passar este volume. Para fins comparativos, as enchentes de maio do ano de 2022 na cidade de Tubarão, tiveram 386,4 milímetros de chuva.
Com isso, o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é bastante alto. Conforme a Defesa Civil, a formação de um ciclone extratropical próximo à costa catarinense tende a deixar o tempo instável nos próximos dias. A presença de instabilidades atmosféricas mantém a condição de chuva persistente no centro-leste do estado, com risco classificado como muito alto para o litoral sul, região que inclui Braço do Norte.
Em Braço do Norte, enchentes e alagamentos não são novidades para os moradores, já que inúmeras ruas vêm a serem obstruídas pela agua, quando chove um pouco além do normal. “Quase sempre que acontecem chuvas fortes, a rua fica péssima”, comenta Mariana Fernandes, vendedora na Malharia Chrismael, localizada na Rua Sete de Setembro. “Tem vezes que a água chega a entrar nas casas e lojas, como já foi o caso aqui da loja, em que a água entrou duas vezes”, lembra. Por isso, os lojistas e moradores de áreas que costumeiramente costumam sofrer com as chuvas estão em alerta.
As recomendações da Defesa Civil são:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
- Se afaste de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
- Fique atento as rachaduras em muros ou paredes.
Atenção
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, ligue 48 99906-2673 para @defesacivilsc de Braço do Norte, 193 para o @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial