Sábado, 27 de abril de 2024
Braço do Norte
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
35 °C
19 °C
GERAL

Chocolate de Páscoa é vilão ou mocinho?

Deve-se priorizar os com menos açúcar, mesmo sendo um chocolate 70% tem que cuidar da quantidade

Tubarão - SC, 27/03/2024 17h00 | Atualizada em 27/03/2024 17h01 | Por: Redação
Nutricionista do Provida Tatiane Coan explica sobre essa doçura muito consumida na Páscoa

     Um dos alimentos que possuem uma grande quantidade de fãs por todo o mundo é o chocolate. Produto que neste período de Páscoa é simbolizado com a comercialização em formato de ovos e outros produtos à base do cacau, mas o que é realmente o chocolate? 
    A nutricionista do Complexo Médico Provida, Tatiane Coan explica que quando uma pessoa realmente gosta muito de chocolate, ele pode sim ser inserido no planejamento alimentar, desde que seja calculado o valor calórico, de acordo com a necessidade da pessoa. “Além disso, na hora de escolher que tipo de chocolate consumir, deve-se priorizar os com menos açúcar, mesmo sendo um chocolate 70% tem que cuidar da quantidade. Importante destacar que chocolate, independente ou não de ter mais açúcar ou menos, pode comprometer o resultado quando se diz respeito a emagrecimento”, ressalta.
    Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou licor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.
     Para encantar os consumidores os chocolates podem ser feitos adicionados uma série de outros ingredientes, assim como alguns tipos de açucares que aumentam ainda mais suas calorias, contribuindo para ganho de peso.
     A especialista ainda acrescenta que o chocolate não é totalmente um vilão das dietas, ele também tem seu lado mocinho. “Chocolate com mais cacau e menos açúcar é uma boa escolha, pensando em sua composição como antioxidantes e flavonoides, ele pode trazer benefícios como para saúde cardiovascular, prevenção do envelhecimento, além disso, também melhora o humor, diminui a ansiedade, então para pessoas que tem estresse, são mais ansiosas, adicionar uma quantidade pequena, entre 25 e 30 gramas de chocolate, de 70%, ao dia, pode sim ter seu benefício. Outra vantagem do chocolate preto é conter cafeína. É estimulante, aumenta o foco e melhora a memória. Além disso, o chocolate também contém minerais, magnésio, cobre e potássio. O segredo de comer chocolate é escolher as opções com menor teor de açúcar e não abusar da quantidade”, completa Tatiane.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!