Sábado, 18 de maio de 2024
Braço do Norte
13 °C
12 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
13 °C
12 °C
GERAL

Câmara de Urussanga passa a contar com Galeria Rosa

Iniciativa visa registrar, reconhecer e valorizar a contribuição política das mulheres

Urussanga, 02/05/2024 08h00 | Atualizada em 29/04/2024 20h40 | Por: Redação
A vereadora Vanir Zuleima foi a que por mais tempo permaneceu no Legislativo; na foto, com o atual presidente Luan Varnier

Com o objetivo de registrar e homenagear a atuação das mulheres na política, a Casa Legislativa de Urussanga passa a contar com a Galeria Rosa. Com isso, busca-se mostrar que, apesar de serem minoria na política, suas atuações contribuíram e contribuem para a construção da história do Município.
Com inauguração em 30 de abril, a iniciativa foi colocada em vigor pelo presidente do Legislativo, Luan Francisco Varnier. Ela foi criada por meio do Projeto de Resolução nº 7/2023, de autoria da vereadora Mariela Iana Fabris Moraes, que recebeu alteração proposta pela vereadora Lisiane Marley Bonetti Fenili, ampliando o reconhecimento a todas as mulheres que atuaram por pelo menos um mês no Legislativo.

A galeria consiste em um espaço devidamente identificado da Câmara Municipal, em ambiente visível e aberto à circulação, destinado à exposição de fotografias destas mulheres, resgatando, assim, a história das parlamentares no Legislativo de Urussanga. “A homenagem vem ao encontro da necessidade de elevar as mulheres ao papel de destaque que devem exercer nas sociedades urussanguense, catarinense e brasileira, superando barreiras historicamente impostas direta ou indiretamente”, ressalta a vereadora Mariela.

Luan Varnier, presidente do Legislativo, avalia que a Galeria Rosa é mais do que uma coleção de quadros. “É um tributo às mulheres que dedicaram parte de suas vidas ao serviço público como vereadoras de Urussanga. Cada quadro retrata não apenas uma figura feminina, mas sim uma história de determinação, liderança e compromisso com nossa comunidade”. Segundo ele, além de prestar homenagem, o projeto também propõe uma reflexão. “Essa iniciativa também serve como um lembrete poderoso da necessidade de avançar em direção à igualdade de gênero em todas as áreas da sociedade. Ao reconhecer o trabalho e as conquistas das mulheres na política local, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, declara.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atuação feminina no Legislativo de Urussanga

Durante as 19 legislaturas, a Câmara Municipal teve a participação de 26 mulheres, entre titulares do mandato e suplentes. A Câmara de Urussanga teve a primeira vereadora na 3ª legislatura. A suplente Acy Nunes Naspolini assumiu no dia 9 de fevereiro de 1955, em substituição ao vereador Manoel Nicolazzi, que, na época, foi chamado para ocupar o cargo de prefeito. A vereadora Ida Bez Batti foi a primeira mulher eleita como titular para o Legislativo Municipal. O seu mandato transcorreu de fevereiro de 1977 a janeiro de 1983, na 9ª legislatura. A vereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori foi a que por mais tempo permaneceu no Legislativo. Foram três mandatos consecutivos como titular, assumindo cadeira nas eleições de 2008, 2012 e 2016.

Desde a instalação da Primeira Legislatura, no dia 5 de dezembro de 1947, a Câmara Municipal teve 14 mulheres que tomaram posse como titulares e 12 que assumiram como suplentes pelo período de um mês ou mais. Em apenas dois momentos, a Câmara de Vereadores de Urussanga contou com três mulheres titulares: na 14ª, com as vereadoras Maria Isabel Bettiol Feltrin, Neusa Maria Bernardino Pereira e Rosa Miotello; e na 17ª, com as vereadoras Daniela Piacentini Visintim, Izolete Duarte Vieira e Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori.
 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!