Em razão dos fortes ventos previstos para iniciar na noite desta terça-feira, 17 de maio em Santa Catarina, os órgãos de segurança estão se preparando para atender possíveis emergências e prestar apoio à população de Santa Catarina.
Em razão dos fortes ventos previstos para iniciar na noite desta terça-feira, 17 de maio em Santa Catarina, os órgãos de segurança estão se preparando para atender possíveis emergências e prestar apoio à população de Santa Catarina. A Defesa Civil e o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) fortaleceram suas equipes e organizaram espaços e equipamentos.
Segundo o capitão Marcos Leandro Marques, do Corpo de Bombeiros de Braço do Norte, os mapas indicam que a região deve ser atingida por ventos fortes a partir das 21 horas de hoje até às 3 da manhã. Na manhã de quarta-feira, poderemos ter ainda as rajadas de 90 a 100 km/h", destaca. Já a tarde possibilidade de novos ventos. “Por isso a equipe da Força Tarefa 08 do CBMSC, que trabalha nos desastres naturais, já está de sobreaviso e preparada para atender as ocorrências de destelhamentos, possíveis incêndios, quedas de árvores sobre casas, carros, estabelecimentos e pessoas e outros danos provocados pela ventania”, explica o comandante. O órgão também pede a atenção das pessoas que devem procurar abrigo seguro ao perceberem o vento forte.
Força Tarefa trabalha nos desastres naturais, já está de sobreaviso e preparada para atender as ocorrências de destelhamentos, possíveis incêndios, quedas de árvores
Segundo o alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil, os locais de maior atenção são o Litoral Sul, os pontos mais altos do Planalto Sul e pontos da região serrana da Grande Florianópolis que sofrerão com as rajadas de vento mais intensas entre terça-feira e quarta-feira, 18 de maio. Os ventos que já atingiram o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul se deslocam para Santa Catarina. “Aqui na região os gráficos apontam que o vendaval passará muito próximo ao cabo de Santa Marta, mas, estamos falando de projeção. Por isso, todo cuidado e prevenção é importante”, enfatiza.
Instruções em caso de vendavais: