Iniciativa busca ampliar o acervo escolar do Colégio Toneza Cascaes e reforçar o acesso à leitura na comunidade
Durante o mês de outubro, a Biblioteca do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) promove a campanha “Compartilhe Conhecimento”, uma ação solidária voltada à arrecadação de livros usados. O objetivo é enriquecer o acervo do Colégio Toneza Cascaes, em Orleans, e fortalecer a cultura da leitura na região, incentivando o compartilhamento de saberes entre gerações.
De acordo com a bibliotecária do Unibave, Eliane Fernandes, a ação integra a 15ª Semana do Livro e também beneficiará a Biblioteca Universitária do Unibave, que possui caráter comunitário e está aberta ao público. “Metade dos livros doados será destinada à biblioteca escolar, enquanto a outra parte será incorporada ao acervo da Biblioteca Universitária. Nosso intuito é fazer o conhecimento circular e alcançar mais leitores”, explica Eliane.
As doações podem incluir livros de literatura infantil, infantojuvenil ou adulta, desde que estejam limpos e em bom estado de conservação. No caso de livros didáticos, a recomendação é que estejam atualizados ou sejam de interesse geral.
Com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de indústrias e da comunidade local, caixas de coleta foram distribuídas em diversos pontos da cidade, como o Supermercado São Pedro, Virou Mania, CDL Orleans, Sicredi, Posto Jardim, Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Biblioteca Unibave, Colégio Toneza Cascaes, CATE (Colégio Unibave), CrossFit Ventus Orleans e Hospital Veterinário Unibave (HVU).
A campanha reforça o compromisso do Unibave com a educação, a cultura e o desenvolvimento comunitário, convidando todos os moradores de Orleans e região a participarem desse gesto simples, mas transformador: doar livros e compartilhar conhecimento.