Recém-nascida de apenas 13 dias foi salva após o rápido trabalho dos socorristas, que ficaram emocionados com a ação.
O rápido trabalho dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Braço do Norte na segunda-feira, 23 de fevereiro, resultou no salvamento de um bebê de apenas 13 dias. Helena estava engasgada com o leite materno e não conseguia respirar. Após ação da equipe, ela passa bem.
O atendimento ocorreu por volta das 21h10min pelos socorristas Ronaldo Bittencourt, Daiane Farias de Oliveira, Gicerléia Trindade e Joceoni Lunardi Pickler. Daiane, que é técnica em enfermagem, conta que os profissionais estavam na base, localizada na Rua Santa Augusta, no bairro que leva o mesmo nome, conversando sobre uma ocorrência atendida naquele mesmo dia e se preparando para a troca de turno. “Ainda estávamos todos abalados pela situação, foi quando ouvimos um grito de pedido de socorro. Sai correndo e me deparei com o pai segurando a criança, que se mostrava, aparentemente, sem os sinais vitais”, recorda a técnica.
Daiane, juntamente com a equipe, realizaram uma manobra chamada Heimlich e assim salvaram a vida da criança. “Foi Deus usando as nossas mãos, tenho certeza disso”, recorda-se a profissional. A emoção tomou conta de toda a base do Samu naquela noite. Helena foi a primeira recém nascida que Daiane atendeu no Samu. “Fiquei extremamente feliz ao ouvir o choro engasgado dela. Foi um grande alívio”, garante. “Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio dos meus colegas durante toda a ocorrência”, diz.
Toda essa ação dos profissionais do Samu aconteceu debaixo da câmera que faz o monitoramento de segurança do local. O vídeo foi divulgado na última sexta-feira, 26 de fevereiro, no Instagram da instituição, @samu_usb05. Até a quarta-feira, 3 de março, mais de 800 internautas já haviam assistido as cenas. Já os pais da pequena Helena preferiram não se manifestar sobre o ocorrido.
O salvamento, inclusive, repercutiu na Câmara de Vereadores de Braço do Norte. Nesta segunda-feira 1º de março, foi aprovada uma moção de honra ao mérito aos profissionais que atuaram na ação que resultou no salvamento da criança.
A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia devido a obstrução das vias respiratórias superiores por corpos ou substâncias estranhas como alimentos, brinquedo ou outro objeto.
O Samu de Braço do Norte ministrará, a partir de junho, palestras de primeiros socorros aos alunos das instituições da cidade e também em empresas. O conteúdo da palestra será trabalhado de maneira teórica e prática, demonstrando as ações que devem ser tomadas no atendimento às vítimas em caso de convulsões, engasgos, quedas, hemorragias e paradas cardiorrespiratórias.
Daiane Farias de Oliveira, ressalta a importância do conhecimento que será gerado pelo encontro. “Demonstraremos as noções básicas de como identificar um problema e o que deve ser efetuado, pois, na maioria dos casos as pessoas não sabem o que fazer”, lembra. O objetivo dos encontros é fornecer informações que podem contribuir para que mais vidas sejam salvas, isso tudo de forma gratuita.
Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/Csw5NcGHVIz4x8jTroWli5
Ou no Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP