Devido à água bruta estar turva e amarela, CASAN reduz a vazão e parte alta da cidade está desabastecida.
A água do rio em Braço do Norte está turva e amarela. A atual instabilidade na qualidade da água bruta fez com que o abastecimento na cidade ficasse comprometido. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) informou que foi necessário reduzir e, pontualmente, interromper a distribuição de água durante a madrugada desta sexta-feira, dia 13.
“Atualmente, a Estação de Tratamento de Água está operando em vazão reduzida até a normalização do manancial, que vem se recuperando gradativamente”, informou Susane Sasso, chefe da agência da CASAN de Braço do Norte. “Vamos acionar caminhão-pipa para amenizar. Nesta manhã, a parte central da cidade está abastecida. Nas partes altas, não”, informa.
No vídeo divulgado, o aspecto da água chama atenção. Conforme a chefe da agência da CASAN, ainda não se sabe o que teria causado essa instabilidade. “A água está totalmente turva e muda a todo instante. Provavelmente, houve alguma obra ou alguma coisa rio acima. Se tirar uma foto do rio que vem de Grão-Pará e de Rio Fortuna e desce, eles estão totalmente diferentes”. Ainda de acordo com Susane, será necessário esperar que a água normalize e, enquanto isso, a vazão continuará reduzida. Não há previsão para que a situação seja normalizada. Por conta disso, a CASAN solicita que os moradores façam uso consciente da água, a fim de garantir que o abastecimento seja mantido por um maior período de tempo nas partes onde ainda não houve a interrupção.