Casal de arquitetos foi responsável pelo projeto da rua coberta de Nova Veneza e veio estudar o melhor ponto para se implantar obra em Gravatal
Durante dois dias o casal de arquitetos Rita e José Luiz Ronconi estiveram em Gravatal a convite da Administração, para estudarem o melhor local para se instalar uma rua coberta no bairro Termas. Antes de apresentar o veredito, os profissionais visitaram todos os possíveis pontos de implantação para o projeto. A dupla foi responsável, entre outros, pela concepção e projeto da rua coberta inaugurada há poucos meses na cidade de Nova Veneza.
Os dois foram recepcionados pelo prefeito Clei Rodrigues e o secretário Municipal de Turismo Thiago Pereira, na Prefeitura de Gravatal na tarde de quarta-feira, 3 de março. Na ocasião se fez presente o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Fernandes, o presidente da Cergral, João Vânio Mendonça e vice-presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Pedro Agostineli, que passaram aos engenheiros o anseio de se construir a rua coberta em Termas do Gravatal.
José Luiz e Rita falaram sobre suas experiências em rua coberta e se disponibilizou a ajudar encontrar o melhor local para o empreendimento. O secretário de Turismo Thiago Pereira falou da importância para o turismo da cidade a concretização de uma rua coberta, pois ela poderá agregar a todo o trade turístico, movimentando o comércio e a gastronomia de Termas do Gravatal. O presidente da Câmara de Vereadores lembrou que o recurso para a obra é oriundo de emenda parlamentar da deputada Federal Geovania de Sá.
O casal ficou hospedado no Hotel Internacional e na manhã dessa quinta-feira, com o prefeito Clei, o secretario Thiago e o vereador Rafael, fizeram um tour pelo bairro, caminhando e conhecendo todas as ruas que poderiam ser contempladas pelo empreendimento. “Na sequência mostramos ao casal um pouco de nossas belezas. Levamos eles até o Mirante Tatayware, também estivemos em alguns dos hotéis de nossa cidade finalizando a manhã com o almoço no Hotel Termas”, detalhou o secretário.
No período da tarde, Clei e Thiago se reuniram com os arquitetos na Secretaria de Turismo alinhando os próximos passos a serem tomados para viabilizar este empreendimento. De todos os possíveis pontos apresentados, o casal de arquitetos achou mais interessante o trecho da Rua Hélio Armando Agostineli, partindo da esquina da Rua Hercílio Zapelini, entre a Feira do Engenho e a lateral do Jardim de Infância Mickeylândia, terminando pouco antes do letreiro. José Luiz e Rita saíram satisfeitos com a visita e encantados com tanta beleza que acabaram de conhecer na cidade das Águas.
Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/Csw5NcGHVIz4x8jTroWli5
Ou no Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP
Rua coberta de Nova Veneza é mais um atrativo turístico da cidade. Localizada na área central da cidade, na Praça Humberto Bortoluzzi foi entregue em junho de 2019. A cobertura tem uma extensão de 55 metros em estrutura metálica e conta com iluminação e sonorização.
A solução arquitetônica adotada pelos arquitetos Rita e José Luiz Ronconi criou vários lances de cobertura que dialogam diferentemente com as edificações anexas. Na proposta do uso do metal como estrutura, buscou-se na leveza e esbeltez do material, atenuar o impacto visual da intervenção. Na cobertura, o policarbonato alveolar além de proteção contra intempéries, garante flexibilidade, transparência e luminosidade. A versatilidade do metal permitiu explorar temas da arquitetura italiana estilizados na estrutura como os lambrequins dos beirais, as rosáceas das tesouras com vidro colorido, os adereços em ferro batido e as luminárias. A obra resgata elementos presentes na arquitetura italiana e especialmente na cidade de Veneza na Itália.
A rua coberta teve como objetivo ser um complemento da Praça Humberto Bortoluzzi, possibilitando uma melhor utilização do espaço mesmo em dias de mal tempo. Mesas e atrações são um dos pontos favoráveis para realização de eventos.