GERAL
Aniversário
01/11/2019 15h40
Em comemoração aos seus 58 anos, a Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), realizou na última quarta-feira, 23 de outubro, no Salão Paroquial de Gravatal, uma palestra para os seus associados com a presença da escritora Helda Elaine. O tema da palestra foi “O ser humano 10D, o futuro é de quem faz algo a mais”. O presidente da Cergral João Vânio Cardoso fez uma breve apresentação dos 58 anos de existência da cooperativa. Logo após as apresentações os convidados foram recepcionados com um delicioso coquetel.
Economia
A exemplo do que vem ocorrendo na maioria das prefeituras do país, que passaram a se utilizar de mecanismos para driblar a crise econômica, é a vez do poder público de Gravatal cortar para evitar que as contas entrem no vermelho. Prefeituras têm tomado iniciativas para diminuir custos básicos, desde economia com água, luz, telefone e combustível, até demissão de servidores e redução de expediente, salários e horas extras.
O expediente nas repartições e serviços da Prefeitura Municipal passar a ter horário único em caráter provisório, constituído de turno diário das 07h30min às 12 horas. Não estão incluídos neste horário especial os serviços essenciais e outros determinados por situação de emergência. A Secretaria de Agricultura e Infraestrutura também passarão a atender no horário especial, ficando na Secretaria de Infraestrutura dois servidores de plantão para eventuais ocorrências e intempéries. Já as demais secretarias permanecem com horário normal de atendimento. O decreto de nº 61/2019, que estabelece limitação de empenho no âmbito dos órgãos do poder executivo municipal, foi publicado no último dia 10 de outubro.
Cortes
Segundo o secretário de Finanças de Gravatal, Idoir Daufemback Hoepers, o Município passa por um momento delicado devido ao reflexo do cenário econômico e à diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A intenção é reduzir custos fixos em 25%. Salienta que medidas para incrementar a arrecadação estão sendo tomadas, como, por exemplo, o REFIS 2019. O Programa de Recuperação Fiscal Municipal (Refis) é destinado a promover a regularização de créditos do município relativos a impostos como IPTU, Taxas e Contribuição de Melhoria. Aderindo ao programa, o contribuinte tem a oportunidade de parcelar seus débitos com desconto de até 100% nos juros e multa, podendo escolher entre pagar à vista ou fazer o parcelamento do débito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE