Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Alunos da Apae serão beneficiados com a prática da equoterapia

Previsão é que a iniciativa seja implantada no início de 2024 em Braço do Norte

10/08/2023 12h00 | Atualizada em 11/08/2023 09h02 | Por: Redação
Comitiva esteve em Balneário Arroio do Silva conhecendo o funcionamento

É incontestável o bem que a natureza exerce sobre os seres humanos. Tendo isso em vista, tais benefícios têm sido explorados nas abordagens terapêuticas das Apaes. Em Braço do Norte, o retorno da equoterapia é aguardada e promete trazer resultados positivos no desenvolvimento dos alunos.

“Pelo fato de a equoterapia empregar o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico e também exigir a participação do corpo inteiro, contribui bastante para o desenvolvimento da força muscular, do relaxamento, da conscientização a respeito do próprio corpo e do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio”, explica o diretor da Apae de Braço do Norte, Angelo de Souza. Segundo ele, a expectativa é que a atividade ocorra no início do próximo ano. “Para a implantação, vamos precisar de uma área coberta, que seria o circuito percorrido pelo cavalo, de uma rampa de acesso para os alunos e usuários, de banheiros, cozinha e sala para recepção e espera dos pais”, enumera ele.

Na primeira etapa, participarão 25 alunos com deficiências físicas e intelectuais, tais como autismo, paralisia cerebral, hidrocefalia, transtorno invasivo do desenvolvimento, distrofia muscular e síndromes diversas, após avaliados pela equipe clínica e liberados para a terapia. “Com esses alunos, buscamos prevenir, habilitar e reabilitar os que apresentem alterações do sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório e neurológico, visando sempre o restabelecimento das funções, a fim de melhorar a qualidade de vida dos praticantes, facilitando o processo de reintegração social”, detalha.

A iniciativa é do vereador licenciado e secretário de Infraestrutura, Marcos Antônio Pereira de Souza. Uma comitiva de Braço do Norte esteve em Balneário Arroio do Silva para acompanhar o funcionamento desta atividade no local. “Buscamos aprender como é feito onde já há uma experiência exitosa”, afirma o prefeito Beto Kuerten Marcelino, acrescentando que os recursos já estão assegurados, por meio do deputado estadual Julio Garcia. A equipe especialista será terceirizada, a partir da contratação de uma empresa habilitada. Dessa forma, não será de responsabilidade dos profissionais que já atuam na Apae de Braço do Norte. Entre os locais avaliados para o funcionamento, estão as instalações do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância do Vale, onde há uma edificação com salas e banheiros disponíveis, área coberta e rampa de acesso para montaria. Além de servir para a equoterapia, a intenção é que sedie também a Associação Nova Era do Autismo (Anea). 
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a equoterapia

Conforme a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), o método terapêutico, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, exige a participação do corpo inteiro e promove ganhos a nível físico e psíquico. Os movimentos, que são adaptados às necessidades individuais dos praticantes, proporcionam estímulos sensoriais e motores, contribuindo para melhorar o equilíbrio, a postura, a coordenação motora e o tônus muscular de quem a pratica. Além disso, o contato com o cavalo e a realização de atividades de montaria proporcionam efeitos positivos nos âmbitos emocional e social, tal como o aumento da autoestima, da confiança e da motivação.


 

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!