Operação da Latam sobe de 7 para 12 frequências semanais até outubro; ampliação representa crescimento de 71% na oferta de assentos
O reforço das conexões aéreas no Sul catarinense é resultado de uma ação conjunta do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com apoio da iniciativa privada e de entidades empresariais da região.
“Este aumento na malha aérea é fruto de uma parceria sólida entre o Estado e a Latam, atendendo uma demanda antiga dos usuários. São voos em horários muito mais atrativos e, quando adquiridos com antecedência, com tarifas bastante acessíveis”, afirma o secretário em exercício da SPAF, Ivan Amaral, que responde interinamente pela pasta durante a missão internacional do titular, Beto Martins, na China.
“O aeroporto é um ativo fundamental para o desenvolvimento do Sul catarinense. Mais voos significam mais negócios, mais turismo e mais oportunidades para toda a região”, destaca o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Franke Hobold.
A visão é compartilhada pelo presidente da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Alexandro da Cruz Barbosa, que reforça: “Agora temos opções melhores, com voos pela manhã e à noite. É fundamental que a comunidade regional valorize e utilize o aeroporto, para garantir sua sustentabilidade e expansão.”
A ampliação das operações ocorre no mesmo mês em que o aeroporto de Jaguaruna passou oficialmente para gestão privada, por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) da história de Santa Catarina. O contrato, assinado com o Consórcio Regional Sul Airport, prevê a gestão por 30 anos, com investimentos em melhorias operacionais, ampliação do terminal de passageiros e possível extensão da pista.
As entidades empresariais da região também estão engajadas na mobilização para o fortalecimento do aeroporto. “Com a PPP e a ampliação de voos, temos a certeza de que o Aeroporto de Jaguaruna se consolidará como uma peça-chave para o desenvolvimento econômico do Sul do Estado”, finaliza Hobold.