Entidade sobe ao pódio pela excelência em seu trabalho com os núcleos
A Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) foi uma das premiadas durante encontro da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) em solenidade realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Florianópolis, na última sexta-feira, 22 de novembro. Recebeu o “Mérito Empreender”, por seu destaque no Estado no trabalho com o Programa Empreender, com a criação e manutenção de núcleos.
A Acivale conquistou o reconhecimento na Categoria Fortalecimento, que evidencia a excelência para práticas intermediárias na implementação, gestão, engajamento e compartilhamento de ações assertivas junto ao Programa Empreender. São três as categorias avaliadas, as demais são: União e Associativismo.
Na Acivale são oito os núcleos em funcionamento; Jovem; Mulher; Saúde e Segurança no Trabalho; E-commerce; Tecnologia; Recursos Humanos e Imobiliário. O Conselho do DEL (Desenvolvimento Econômico Local) também é entendido pela Facisc como um núcleo. Para gerir esse trabalho, a Acivale mantém um consultor, Fernando Simiano, que atua especificamente com os nucleados. “Nossa premiação foi baseada nessa governança, que atingiu todos os pontos esperados pelo programa”, explica Simiano.
O presidente Gustavo Schlickmann, o “Guga”, participou da solenidade promovida pela Facisc, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), estruturado pelo Comitê Gestor do Programa Empreender. Ele lembra que esse programa estimula, por meio de Núcleos Empresariais, a realização de ações com foco na melhoria do desempenho e da competitividade empresarial.
“O objetivo deste reconhecimento é fortalecer a gestão eficiente dos núcleos empresariais, incentivando a melhoria contínua, o fortalecimento do associativismo, o desenvolvimento da maturidade e o cumprimento das contrapartidas previstas no Termo de Cooperação do Programa nas Associações Empresariais do Sistema Facisc”. Para Guga, o prêmio, na categoria Fortalecimento, aumenta ainda mais o compromisso e responsabilidade com o associativismo. “É um reconhecimento ao trabalho e dedicação de todos os nucleados da Acivale”, afirma o presidente.
A prova do crescimento e fortalecimento é visível. Somente na atual diretoria, iniciada esse ano, foram dois núcleos implantados: de Recursos Humanos e Imobiliário. O que mostra a força desse trabalho. Para galgar novas premiações um dos fatores é a implementação, gestão e engajamento junto ao Programa Empreender, que resulta no prêmio na Categoria União. Já a promoção da cultura associativista junto ao Programa Empreender, gera um reconhecimento da Categoria Associativismo.
A solenidade contou com a participação de representantes de diversas associações empresariais de todo o Estado. Das 20 ACIs do Sul de Santa Catarina, apenas quatro foram homenageadas. Tubarão, Criciúma e Araranguá foram as demais.
Prêmio Inova +
Durante o evento, também foi entregue o Prêmio Inova + da Facisc, que avalia as entidades em diferentes critérios como financeiro, administrativo, marketing, comercial, Empreender, entre outros. Esse ano o destaque concentrou-se na proposta inovadora em cada um dos critérios, divididos em três grupos, conforme o número de associados.