quinta-feira, janeiro 21Diário online de Braço do Norte

Foco no desenvolvimento da cidade

Vanio de Oliveira, ou simplesmente “Vaninho”. O vereador de Braço do Norte eleito com 629 votos tem orgulho da sua origem humilde. Ele nasceu e cresceu no bairro Bela Vista, de Braço do Norte, mas também costuma dizer que se criou mesmo na localidade conhecida como “Barranca”, na Rua João Bianchini, às margens do rio que dá nome à cidade. “Eu tenho um vínculo muito grande com a Barranca. Ali eu passei grande parte da minha infância, era onde moravam os meus amigos, onde eu brincava”, recorda.
Apesar dessa origem simples, ainda adolescente Vaninho já pensava em melhorar suas condições de vida e também da população em geral.

Ingressou às alas do Progressita ainda com 16 anos, sempre militando no mesmo partido. “Eu que cheguei para o então vereador Moisés Avelino Nazário e pedi para me filiar ao partido. Desde então, tenho militado pela mesma sigla. Fiz parte da Juventude Progressista e, com o passar dos anos, ocupando espaço dentro do partido”, conta.


Tendo já participado de outras duas eleições para vereador, embora não tenha sido eleito, em 2017 foi convidado pela Administração Municipal de Beto Marcelino e Ronaldo Fornazza a fazer parte do governo. Assumiu a titularidade da recém criada Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico e destaca uma série de ações e projetos que contribuíram em muito para o crescimento de Braço do Norte. “Quando ingressei na Prefeitura, ninguém conhecia ou sabia da importância desta secretaria, que anteriormente era denominada Secretaria de Governo e Cidadania, e que é muito importante para o município. Para se ter uma ideia, todos os convênios, repasses de recursos de fontes diversas, emendas, tudo que envolve transferências de dinheiro, de todas as secretarias, passam por aqui”, salienta.


Dos projetos e ações que o Município realizou nos últimos anos e teve a sua participação, cita exemplos como a Ponte da União, uma antiga reivindicação da comunidade do bairro Lado da União; o Programa Avançar Cidades, que possibilitou a pavimentação asfáltica de 37 ruas de Braço do Norte; o programa de desburocratização que possibilitou a abertura de novos pequenos negócios e incrementou a geração de renda no município; e regularização de obras antigas, que permitiram aos proprietários usufruir adequadamente de seus imóveis, entre outros.

Entre as pautas que buscará defender na Câmara de Vereadores, ou mesmo na Secretaria de Planejamento, afirma que as questões que envolvem a regularização fundiária na área urbana do Município terá sua atenção especial. A meta é facilitar aos moradores que ainda não possuem escritura de seus lotes e de suas casas de obterem tão importante documento. “É um dos meus compromissos com Braço do Norte. A casa própria é o sonho de muitas pessoas que, em alguns casos, compram seus imóveis através de contrato e tem dificuldades em coisas básicas como instalar água, energia ou até mesmo contratar um financiamento para construir ou reformar”, afirma.


“Atualmente, para se legalizar um terreno e ter de fato a escritura, se enfrenta muita burocracia. Junto à Administração Municipal conseguimos implementar esse programa e levá-lo a muitas comunidades, entre elas o bairro Santa Luzia. Tenho como meta ampliar o acesso da população à regularização fundiária, pois cerca de 60% a 70% das residências da nossa cidade ainda não possuem escritura, que não é um documento qualquer. Ela dá mais dignidade e oportunidade, contribuindo para o município e fazendo a economia girar”, finaliza.

Participação em importantes obras da região

Assim que concluiu o Ensino Médio, Vanio de Oliveira buscou formação técnica na área de Segurança do Trabalho. Na atividade, especializou-se na segurança de execução de grandes obras de engenharia. Projetos estes que Vaninho faz questão de destacar por terem grande importância para o desenvolvimento regional.


“Tiver participação efetiva na construção de cinco PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) da nossa região. Outra obra da qual tenho orgulho de ter feito parte é a construção do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, importante etapa da duplicação do trecho sul da BR-101”, apresenta. “Teve ainda a minha participação em uma importante obra no Rio de Janeiro, que foi a transposição de parte do Rio Joana, onde foi criado um grande túnel subterrâneo, passando por baixo do Maracanã e desembocando na Baía de Guanabara, a fim de evitar enchentes na região conhecida como Grande Tijucas”, completa.


A contribuição em grandes obras públicas fez com que Vaninho também se interesse pelas leis que regem a Gestão Pública. Foi então que resolveu ingressar no Ensino Superior, desta vez para estudar Direito pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). “Tornei-me também bacharel em Direito. Não cheguei a advogar, mas esse conhecimento contribui muito para o desenvolvimento das minhas atividades, seja no setor público, quanto na área de Segurança do Trabalho”, ressalta.

Nome completo: Vanio de Oliveira.

Apelido entre amigos e familiares: Vaninho.

Data de nascimento: 9 de março de 1984.

Natural de: Braço do Norte.

Nomes dos pais: Maria de Fátima Roldão de Oliveira.

Atividade: Técnico, com habilitação na área da Indústria.

Formação: Bacharel em Direito.

Estado Civil: Casado.

Pai de: Bryan e da Brenda.

Filiação partidária: Progressita.

Time do coração: Flamengo.

Hobby preferido: assistir filmes.

A política é: para pessoas de bem.

Braço do Norte ontem: um sonho.

Braço do Norte amanhã: uma realidade

Uma frase: “Sonhe e ouse sonhar, você nunca irá além dos seus sonhos”.
(Pr. Marco Feliciano).

Na Câmara, você será: Assim como fiz no Executivo, no Legislador serei a voz do povo.

Para receber notícias diretamente no seu watsapp entre na nossa lista de transmissão. https://chat.whatsapp.com/BbhaYxFdyfSFP8A3byxHe9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale