quinta-feira, janeiro 21Diário online de Braço do Norte

Finados com medidas de segurança em BN

Contra a Covid-19, Braço do Norte sugere antecipação de visitação

Com a proximidade do Dia de Finados, 2 de novembro, as idas aos Cemitérios Municipais de Braço do Norte ficam ainda mais frequentes. Como faz há oito anos, desde que a mãe faleceu, a professora Sandra Meurer Speck, vai até cemitério de Braço do Norte poucos dias antes da data para limpar o jazigo da família. Ali estão sepultados, também, seis tios e uma tia. Assim como ela, a cena se repete em cemitérios por todas as localidades.
Porém, com a pandemia de Covid-19, alguns cuidados precisam ser tomados. A Prefeitura de Braço do Norte recomenda que pessoas do grupo de risco, principalmente idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas, evitem a circulação ou locais com aglomerações. O uso da máscara é obrigatório durante toda a permanência no cemitério. Se for possível, que antecipem esta visitação também.
Sandra sabe do risco que corre com o coronavírus e, principalmente o pai, Golguemar, de 77 anos. Porém, garante que a reverência a memória da mãe, neste momento, é importante. Por isso, a família toda fará questão de retornar ao túmulo e depositar uma flor onde está sepultada a sua mãe no Dia de Finados. “Ela foi a melhor mãe do mundo. Faleceu, subitamente, um mês depois de se aposentar. Seu exemplo vai ficar vivo em nossa memória”, ressalta a professora aposentada.

Para evitar o contágio

Nos cemitérios de São José e Travessão, placas informativas e álcool em gel serão disponibilizados. Já no Rio Bonito, que tem o maior fluxo, além das placas orientativas uma pessoa será responsável no domingo e segunda-feira (feriado) por repor o álcool em gel e realizar a manutenção da limpeza nos banheiros.
A Prefeitura orienta atenção para não tocar os olhos, o nariz ou a boca com as mãos se não estiverem lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel. É preciso manter o distanciamento de 1,5 metros. Evitar tocar nas pessoas, objetos ou superfícies. Evitar horários com grande fluxo de pessoas. Levar sua própria garrafa de água e higienizar as mãos ao tossir ou espirrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale