sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Festeiros

Coluna de Ezequiel Selhorst Philippi

Em destaque os polivalentes festeiros da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, que não deixaram passar em branco o dia do Padroeiro. Mesmo com as restrições, o momento de fé e acolhida foi visto nos dois finais de semana através das Procissões Motorizadas e benções dos carros. A live com músicos locais, também um grande sucesso. Uma união de esforços reconhecida. Sucesso e saúde a todos!

Vaquinha

O Braçonortense Wendell Arthur, um menino forte, corajoso, de apenas 5 anos, tem uma grande batalha pela frente, há um ano foi diagnosticado com meduloblastoma, um tumor localizado no cérebro que afeta a coordenação e o equilíbrio. Wendell precisa tomar uma medicação chamada Temozolomida 100 mg, (60 frascos por 12 ciclos), tratamento que ao todo custará 150 mil reais. Enquanto não chega a ajuda do Governo, a família que não tem condições para adquirir os remédios organiza uma campanha para receber doações. Vamos ajudar o menino vencer essa! Acesse e colabore:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/todos-pelo-wendell-arthur

Reconhecimento

O publicitário Raul Nunes de Oliveira, produtor e idealizador da Campanha Fusca Abençoado lançada pelas Irmãs do Lar da Menina, merece reconhecimento e destaque. Uma causa nobre e trabalho reconhecidamente bem feito, está sendo um verdadeiro sucesso. O vídeo, além das mídias locais, ultrapassou fronteiras. Depois de serem mostradas pelo apresentador Luciano Huck, no programa da Fátima Bernardes e nos jornais e portais em rede nacional, agora foi a vez de Otaviano Costa apresentá-las. São forças somadas e mais ajuda ao trabalho nobre realizada pelas Irmãs por tantos anos. Parabéns Raul!

Roda de Conversa

O Movimento Negro BN, organiza para esta sexta-feira, às 19h30m, sua segunda roda de conversa com o tema “A Beleza Presta tem Cor de Pixaim e Luz”. A oportunidade terá como convidados, a cabeleleira Rosinete Rita, o barbeiro Luis Ricardo Flausino, a estilista Crislane da Silva e a empresária Valdinéia Martins. A advogada Laisy Vieira será a mediadora do encontro que será virtual. Muito bem e parabéns ao movimento que se une frente a tantas desigualdades que enfrentam.

Cem gols

A Rio Fortunense, Ketlen Wiggers, chegou a marca de 100 gols com a camisa do Santos, o mesmo clube que o Rei Pelé fez história como jogador de futebol. Em entrevista fez questão de lembrar de sua avó torcedora do Santos, que a escutava sempre pelo rádio. Não é somente o nome na história, mas também, a quebra de muitos tabus em um esporte visivelmente visto por homens. Parabéns Ketlen, Rio Fortuna e toda região tem orgulho de você.

Elígio

Comemorou aniversário na última quarta feira, 16, o empresário Elígio Vieira. Com grandes trabalhos prestados ao Lions Clube de Braço do Norte e o Clube Cruzeiro, Elígio é sempre muito querido e festejado por todos que estão em sua volta. Merece a lembrança e o carinho de amigos e familiares. Parabéns!

Simples Nacional

Está em análise projeto que reduz em 10% as alíquotas de Simples Nacional até final de 2020. Objetivo é reduzir o impacto econômico da pandemia de Covid-19 sobre os pequenos empreendedores. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 231/20 tramita na Câmara dos Deputados. Dados da Receita Federal apontam que a crise atingiu as microempresas com mais intensidade do que as firmas em geral, principalmente no comércio varejista.

E aí Mesário?

A Justiça Eleitoral informa que vai tomar todos os cuidados para prevenção do coronavírus, garantindo a segurança das pessoas que irão trabalhar voluntariamente como mesários nas eleições. Entretanto, ao concluir a informação, estimula aqueles que não pertencem ao grupo de risco a serem mesários voluntários. Saliente-se, que segurança oferecida aos mesários é relativa, caso contrário, as pessoas que pertencem ao grupo de risco poderiam também exercer a função de mesário. E uma vez que essa segurança não é uma garantia, todas as pessoas que pertencem ao grupo de risco não deveriam ser aconselhadas a não comparecerem às urnas para a eleição deste ano? Enfim, a segurança de mesário na eleição não tem a segurança que eles dizem.

Obesidade

Li, e compartilho, um material do especialista em cirurgia bariátrica , doutor Jefferson Diel, no mínimo preocupante. Segundo boletins do Ministério da Saúde, o diabetes e a obesidade são as principais causas de evoluções graves da Covid 19 em pacientes com menos de 60 anos. E a diabetes é uma consequência da obesidade. Dados revelam que praticamente nove mil pacientes jovens vítimas do vírus apresentavam essas comorbidades. O Brasil em 2018 bateu a marca de maior índice de obesidade das últimas décadas. Essas informações se encontram na Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico. A pesquisa ainda revelou o crescimento da obesidade na faixa etária entre 25 e 44 anos. Praticamente 20% da população brasileira está obesa e mais de 55% acima do peso. A amostragem do IBGE identificou que as famílias têm comido mais fora de casa e comprado mais alimentos prontos, ao invés de preparar os alimentos para consumo dentro de casa. Alimentos industrializados acabam afetando negativamente na saúde e colaborando com a obesidade. Está aí mais uma boa razão para praticar esportes ou fazer exercícios.

Jota Custódio

João Batista Custódio, “Jota”, que por muitos anos foi repórter e narrador esportivo da Rádio Verde Vale, hoje morando em Imaruí, onde também tem raízes, resolveu também se aventurar como pré-candidato a vereador na cidade pelo Podemos. Em Imaruí, a chapa, do partido, “Podemos Mudar Imaruí”, estreia nas eleições municipais. Se a candidatura for concretizada, suas lutas principais envolvem esporte, turismo e a melhor idade. Boa sorte ao nosso amigo Jotinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale