sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

FELIZ DE QUEM TEM

Coluna de Fernando Freitas

Bem provável que enquanto você esteja lendo esta coluna, eu esteja pedalando, ao lado da namorada Claudia. Decidimos sair nesta sexta-feira do Santuário da Albertina, na comunidade de São Luiz, no limite entre os municípios de Imaruí e São Martinho, e ir até o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento, com chegada prevista para sábado à tarde. Iremos repetir o mesmo trajeto, a pé, em outubro.
Este texto não tem a intenção mínima de dar publicidade a esta pedalada, ou mesmo divulgar este caminho religioso, mas sim, de falar sobre amizade. Convidei para nos acompanhar neste pedal o casal Altair Beger e Mimi Baggio. Alegando que não estariam preparados fisicamente, acharam melhor deixar para outro momento. Porém, sem que fosse necessário nenhum pedido extra, Altair se prontificou a nos levar até o local da saída, bem como nos buscar em Nova Trento. Sendo gentil, comigo e com a minha bicicleta, já que a magrela tem mais de 15 anos, Mimi me ofereceu, quase obrigou, a pedalar com sua bike, nova e moderna.
Colegas são aqueles que te incentivam. Te dão uma palavra de apoio e não deixam você desistir. São importantes no nosso dia a dia. Já os amigos fazem do seu sonho o sonho deles e te ajudam a superar todos os obstáculos. Feliz de quem os têm.

NOVIDADE

A quinta unidade da rede de Postos Leão será aberta oficialmente neste sábado, 1º de agosto, em São Ludgero. Localizado nas antigas instalações do Posto do Alemão, às margens da SC-108. A rede conta com duas unidades em Braço do Norte, uma em Tubarão e outra em Laguna.

LEVANTAMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte apresentou, na última segunda-feira, um levantamento epidemiológico, detalhado, de como se encontrava os casos ativos de Covid-19 até aquela data por localidade, por sexo, faixa etária e até mesmo se eram profissionais da saúde. Apesar de ser um recorte momentâneo, serve para que se façam diversas análises.

Taxistas

A Prefeitura de Braço do Norte realizou esta semana, gratuitamente, o teste do coronavírus em 48 taxistas da cidade. Destes, três apresentaram Igg positivo. Ou seja, foram contaminados pelo Covid-19, ficaram assintomáticos e já se recuperaram, mesmo sem saber que estavam com a doença. Até a última quarta-feira, 29 de julho Braço do Norte já havia testado 4.602 moradores e alcançando a marca de 13,8% da população, média maior que Florianópolis, capital catarinense, que é referência diante das capitais do Brasil no combate à pandemia. Também na quarta-feira, a Prefeitura oficializou a compra de mais 6 mil testes rápidos que serão aplicados nas comunidades, estabelecimentos e profissões nos próximos dias.

Agilidade

Além do Centro de Triagem do Bairro São Francisco, o Hospital Santa Teresinha, através do seu Pronto Socorro Covid-19, iniciou há cerca de uma semana o atendimento do diagnóstico e tratamento do Coronavírus. Antes este atendimento era feito prioritariamente no Centro de Triagem. O morador pode escolher mais esta opção na busca de auxílio para agilizar seu atendimento. Ambos os locais utilizam o Protocolo de Tratamento Precoce, com fornecimento de medicamentos sob prescrição médica subsidiado pelo Município. A medida se tornou necessária pela crescente demanda dos últimos dias, já que alguns pacientes aguardavam mais de três horas para ser atendido no São Francisco, enquanto havia ociosidade no hospital.

Precoce

O prefeito de Braço do Norte,
Beto Marcelino, acredita que a
rápida detecção e início precoce do
tratamento dos infectados está fazendo
que o número de internações do
Hospital Santa Teresinha diminua. Tudo
porque, em 24 horas, de terça para
quarta-feira, apesar do aumento de
novos 80 infectados, após a realização
de 229 novos testes, reduziu-se em
cinco as internações no hospitalares.

Exemplo

Com o lema “Eu Coopero com a Economia Local”, o Sicredi de Braço do Norte marca um golaço ao lançar, neste mês de agosto, uma campanha que visa incentivar a população a adquirir produtos em estabelecimentos comercias próximo de suas residências. A iniciativa é da própria Sicredi e conta com o apoio da Acivale e CDL.

Inscrição

O Centro Universitário Barriga Verde está com as inscrições abertas para o Seletivo de Ingresso pela Valorização do Ensino Médio – VEM Unibave. Os interessados em ingressar num curso de graduação devem ficar atentos, porque as inscrições encerram hoje, sexta-feira, 31 de julho, pelo site www.unibave.net. Os selecionados serão divulgados no dia 3 de agosto de 2020 e devem realizar sua matrícula também na Secretaria Acadêmica do Unibave. As aulas estão previstas para início em 10 de agosto.

COMÉRCIO X PANDEMIA

Devido aos últimos fechamentos causados pelos decretos em prevenção do Covid-19 o nosso comércio de Gravatal, que já vinha acumulando prejuízos ao longo deste ano busca se reinventar e adaptar aos acontecimentos. Perante as novas regras o CDL informa que o atendimento será de segunda a sexta-feira em horário comercial, das 9h às 12h e das 14h às 18h, aos sábados das 13h às 18h e fechados aos domingos e feriados. Com a queda abrupta de turistas gaúchos e de outras partes do Estado, o comércio se mantém com a público regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale