domingo, fevereiro 28Diário online de Braço do Norte

Exemplo para a região

E vamos ver as notícias que o Voo do Mosca nos trouxe esta semana

O vereador Evandro Iung (PP), de Gravatal, esteve na terça-feira, 19 de janeiro, em reunião com o secretário de Planejamento Urbano de Braço do Norte, Vaninho de Oliveira. Evandro foi buscar detalhes de como funciona a regularização fundiária que foi implantada em Braço do Norte na gestão passada, bem como conhecer a estrutura da Secretaria. Segundo o vereador, Gravatal tem muito a ganhar com o exemplo de quem já deu certo.

Quem é o Abílio?

Nosso apelo foi ouvido e descobrimos quem é o famoso Abílio da frase “Mais teimoso que o cavalo do Abílio”. Nossos leitores atenderam o nosso pedido e indicaram sua origem e o escritor Ramires Linhares, autor do livro “Égua do Alonso”, em sua segunda edição, irá contar, com detalhes, como essa frase surgiu. Abílio era famoso criador de cavalos em Braço do Norte. Entre os animais que domava, existia um que sempre ia pro ‘brejo’, ficando atolado. E aí surgiu o célebre ditado.

Materiais

O vereador Marcos Vieira (MDB), de Braço do Norte, já tem o primeiro projeto de lei para apresentar no início das atividades parlamentares em fevereiro. Irá sugerir a criação do Banco de Material de Construção do município. O banco se destinará a coleta de material para construção e reforma de habitações populares, atendendo, prioritariamente, as famílias carentes do município. A coleta de material, tanto novo como usado, será feita nas lojas especializadas, em obras de construções, em prédios demolidos ou qualquer outro local onde haja doação de qualquer material que possa ser aproveitado para melhorias na habitação popular. A ideia é deixar o banco de materiais sob responsabilidade das secretarias de Obras e de Assistência Social do município, que serão responsáveis pela coleta e distribuição do material.

Vai faltar luz

A Cerbranorte comunica que haverá desligamento no fornecimento de energia elétrica no próximo domingo, 24 de janeiro, na área central do Distrito do Pinheiral, Rio Carolina e Rio Indaial. Esse desligamento se dará das 8 horas às 11h30min e é indispensável para possibilitar melhorias na rede elétrica.

Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/Csw5NcGHVIz4x8jTroWli5

Ou no Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP

Vitrine

O anúncio de que Braço do Norte transformaria uma área de APP (Área de Preservação Ambiental) em um parque linear chamou a atenção da região. Uma comitiva de Imaruí e um vereador de São Ludgero estiveram na Prefeitura para conhecer detalhes do projeto. Foram recebidos pelo prefeito Beto Marcelino e pelo chefe de Gabinete, Ramon Beza, que explicou como está sendo feita a doação do terreno para a Prefeitura e detalhou o que pode ser construído no local.

Rio do Rastro

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que o tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro sofrerá alterações a partir do dia 1º de fevereiro. Para os motoristas que irão subir a Serra com destino ao Planalto, o tráfego ficará bloqueado das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já para os condutores que irão descer a Serra com destino ao Sul, o tráfego ficará bloqueado das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana, o tráfego será liberado.

Agricultura

Novo secretário de Agricultura do Estado, o deputado Altair Silva (PP), assumiu na última segunda-feira, 18 de janeiro. O parlamentar presidia a Frente Parlamentar da Suinocultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O empresário de Braço do Norte Marcos Della Giustina, diretor da Agrivale, tem uma boa amizade com Altair, do tempo em que o parlamentar comandava a Irrigater, que fabricava lonas para esterqueira, em Chapecó. Já o secretário de Agricultura de Braço do Norte, Adir Engel, também conhecido de Altair, lembrou o fato de ambos terem a mesma formação, de técnico agrícola, e lutarem juntos pelo reconhecimento da profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale