sexta-feira, março 5Diário online de Braço do Norte

Exames ginecológicos: Citologia em meio líquido já é realizada na região

Laboratório São Lucas realiza atualmente exames de citologia em meio líquido para diagnóstico de câncer do colo uterino

A metodologia de analisar a estrutura das células em meio líquido tem sido aplicada cada vez mais na realização de diagnósticos precoces de câncer de colo uterino. Método este que melhora a acurácia e tem vantagens sobre a citologia convencional. Dentro dessas inovações científicas, o laboratório São Lucas, em Tubarão, atento as evoluções médicas científicas e parceiro da Pró-Vida, passa a oferecer, a partir deste mês, tecnologia necessária para a realização Citologia em Meio Líquido.

“A amostra é coletada da mesma forma que uma citologia convencional, no entanto, em vez de ser colocada diretamente em lâmina de vidro, como na coleta de costume, o material coletado é colocado em solução conservante, ou seja, em meio líquido. No método tradicional temos muitos artefatos que prejudicam a leitura das lâminas, fazendo com que células que possam estar alteradas não sejam visualizadas corretamente, ou acabem “ocultas” nos exames”, explica o médico patologista, Dr. Carlos Otávio Gonçalves.

Conforme o médico, a realização em meio líquido padroniza o preparo técnico das amostras, evita artefatos que prejudicam a leitura. Tecnologia que aumenta a sensibilidade no diagnóstico das lesões intraepiteliais pré-cancerosas, reduz o número de amostras inadequadas e de falsos-negativos. Além disso, numa mesma coleta podem ser solicitados exames complementares (como captura híbrida, investigação para subtipo de HPV, entre outras verificações).

“O método em meio líquido se destaca pela celeridade e precisão diagnósticas”, completa Dr. Carlos.

Laboratório

O São Lucas disponibiliza atualmente equipamentos e profissionais especializados para realização de diversos exames e diagnósticos laboratoriais. O laboratório está localizado na Avenida Marcolino Martins Cabral, centro, no Complexo Médico da Pró-Vida, no 4º andar do Medical Center.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale