Esporte com Kulinha
O Congresso Técnico do 3º Torneio de Verão, uma competição com clima de pré-temporada para equipes e jogadores, foi definido para o dia 24 de janeiro, às 19h30min, quando as equipes interessadas poderão conhecer o novo palco da competição, o Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal. A intenção da direção do Instituto Adesc é fechar as inscrições com oito equipes e possivelmente a meta será atingida, pois até a última segunda-feira, 16, seis já estavam confirmadas. A bola vai rolar no dia 2 de fevereiro e, no dia 3 de março, vamos conhecer o campeão.
O Bom de Bola João Otávio “Massarico” é presença certa no 3º Torneio de Verão, voltando a defender a equipe do Thunder, de Santa Rosa de Lima, onde foi campeão em 2022. Na verdade, levantar caneco foi uma constante no primeiro semestre do ano passado e certamente não teve continuidade em função de lesão que o afastou das competições por quase 5 meses. Esta lesão tirou ele da disputa da Copa América de Fut7, onde iria defender a Seleção Brasileira. Recuperado, treina e fortalece a musculatura para a maratona de 2023.
No amador, Massarico destaca a conquista do 2º Torneio de Verão, disputado em São Ludgero, numa final épica contra o Cuzidos. Teve também título no suíço na Arena L10 e, como atleta profissional, a conquista da Copa do Brasil de Fut7 pela equipe do Jardim, onde foi eleito o melhor jogador. Neste mês, dia 28, ele disputa a final Campeonato Catarinense pelo Jardim e pode ser seu último jogo pela equipe de São José, uma vez que ele analisa proposta de times de fora de Santa Catarina. Ficando por aqui, vai disputar a Copa Sul, Copa Santa Catarina e Taça Governador; no segundo semestre, a Liga Nacional, Copa do Brasil e competições fora do país. Aqui pelo Sul, já tem participação confirmada nos Torneios de Verão no Arroio do Silva (futsal e fut7), Futebol Suíço no Campo Bom, Regional da Adesc e certamente outros vão aparecer.
Já temos bola rolando na região. No último domingo, Morro do Boi X Sertão EC deram o ponta pé inicial em busca da Taça Cresol, prêmio que será do novo campeão municipal em Armazém. Na análise do Wagner, dirigente da CME, foi um bom começo. “Tivemos bom público, dois bons jogos e, na parte disciplinar, apesar de não haver reclamação durante o jogo, agora há uma reclamação de penalidade, sendo este o único contratempo das partidas”, relata o dirigente.
Com gols de Ivan Campos, Gui Cole e Pim, o Sertão EC venceu o Morro do Boi por 3 a 2 no jogo de abertura da categoria titular no Municipal de Futebol de Armazém, carimbando a faixa do atual campeão. Os gols do Morro do Boi foram anotados por Gui Cole (contra), num chute cruzado de Foguinho, e Caique. Destaques na vitória do Sertão para o goleiro Nelsinho e para a atuação do zagueiro Minhoca, sempre preciso nos desarmes. Nos aspirantes, com gols de Kauan, destaque na partida e Eduardo Araújo, o Morro do Boi venceu por 2 a 0.
Do lado perdedor, Morro do Boi, o técnico Valdinei Silvano analisou da seguinte forma a derrota do seu time. “Considero que fomos relativamente bem na partida. Tivemos mais posse de bola, mais finalizações, só não fomos eficientes. Como saímos atrás no placar, tivemos que ceder espaços para o time deles. Conseguimos o empate, sofremos outro gol, voltando à mesma situação. Depois que tomamos o terceiro gol e conseguimos diminuir, fomos atrás do empate, mas também deixamos espaços para os contra-ataques. Penso que precisamos entrar mais ligados no próximo jogo, não saindo atrás no marcador e assim podermos implantar nossa forma de jogar”, finaliza Valdinei.
Do lado vencedor, Sertão EC, o técnico Alison Arent, como não poderia ser diferente, comemorou o resultado, mas não colocou o mérito na sua atuação. “Não posso dizer que implantei meu sistema de jogo. É complicado e não saiu como a gente queria. O time deles tem um entrosamento do ano passado, vinha de conquistas de títulos, bem diferente da gente, que nos organizamos no vestiário. Dei bastante liberdade para os meus atacantes, Pim, Lukinha, Ivan Campos e o Dener Brandão. Com isso, nosso meio ficou exposto e falhamos na recomposição sem a bola. O Foguinho estava levando vantagem pelo lado esquerdo e já no primeiro tempo tirei o Morumbi, coloquei o Piava e o time melhorou. Destaco a atuação do Nelsinho, eleito o melhor em campo, mas nós tivemos chances de fazer o quarto. Enfim, ficou claro que nossa transição ofensiva é muito rápida e precisamos povoar o meio campo quando estivermos sem a bola”, analisa o Alisson.
Diferente do que informei na edição passada, não teremos rodada no meio de semana em Armazém. Assim, os dois jogos que completam a primeira rodada vão acontecer neste fim de semana. No sábado, teremos as estreias de Unidos pelo Ferrinho X Palmeirinhas EC, com aspirantes às 14h30min e titulares às 16h15min, e no domingo, mesmos horários, fechando as estreias, jogam EC Portal X SRE São Domingos. Ambos os confrontos no Estádio Paulo Wensing.
No dia 26 de janeiro, vamos saber se teremos a volta do Municipal de Futebol de Campo em Grão-Pará. Uma reunião está programada para esta data, organizada pela CME local. Hoje a chance de termos bola rolando é boa, uma vez que existem quatro equipes se organizando, além de outras possibilidades. Ficamos na torcida.
Nada definido sobre a presidência da Fesporte. Por enquanto, só especulação. O Site da entidade está parado. Já se ouviu que poderia ser o Paulão do Vôlei, Campeão Olímpico, já surgiu o nome do Miltinho, atleta olímpico de Florianópolis, num vereador de Brusque e agora falam que a vaga seria do PP. O esporte pode esperar, como sempre.
A desistência da equipe do Aldeia causou dor de cabeça aos dirigentes das Ligas envolvidas na disputa da Copa Sul dos Campeões 2023. Opiniões divididas, uns achando que mesmo incluindo um time substituto deveria ser feito novo sorteio e outros achando que simplesmente o novo time entraria na chave da equipe desistente. No fim, apareceu um novo time, o Sersam, representante da Liga Atlética da Região Mineira – LARM, que foi colocado na chave do desistente, e segue o barco.
Conversei com os três responsáveis/presidentes dos times que vão representar a Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – e dois eram contrários, o Nisso (Aiurê) e o Silvano (Morro do Boi) e um achava que deveria ter um novo sorteio, o Misso (7 de Setembro). O Misso se baseava numa declaração do representante da Federação Catarinense de Futebol dada no dia do Congresso Técnico. Eu penso que foi feito o mais sensato. De outra forma, poderia haver mais debandadas.
A Associação Barrinha finaliza os preparativos para mais uma edição do Campeonato da Quaresma de Futsal 2023. A tradicional fórmula de disputa foi mantida, com seis equipes (já confirmadas) jogando entre si e, logo após a disputa do terceiro lugar, as duas primeiras colocadas fazem a fina. Devido aos possíveis patrocinadores, os nomes das equipes ainda não foram definidos, mas divulgo em breve. A bola vai rolar no dia 24 de fevereiro, no Salão Comunitário da Barra do Rio Chapéu, Rio Fortuna, com organização da Associação Barrinha, em conjunto com o Instituto Adesc.