Esporte com Kulinha
A Família Silva conquistou no último sábado a edição 2022 do Campeonato Interfamílias do Travessão, levando para casa a Taça Giovane de Oliveira Silva (In memória) e José da Silva Pereira. A competição teve na organização a dupla Ademir e Joceoni, com apoio da CME de Braço do Norte. A final contra a Família Beckhauser foi eletrizante, com direito a virada. Após sair perdendo, a Família Silva contou com algumas peças fundamentais na conquista. Vambaster, artilheiro da competição com 10 gols e autor de um dos gols da final; Eduardo, craque da final com os três gols marcados; e o paredão André, goleiro menos vazado da competição. Foi o segundo título da Família Silva, conquistado de forma invicta. No comando técnico esteve a dupla Pika e Dé. Esta foi a quarta edição da competição, que contou com 8 equipes.
A sãoludgerense Ingrid Schulz é só alegria. No período de 1 a 5 de novembro, ela fez parceria com a bochófila Diva Terezinha Sebenello , de Porto União – SC e conquistou o título na disputa do Mundial de Bocha Rafa Vollo, disputado na cidade de Mersin, na Turquia. Ingrid e Diva foram convocadas pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão após a disputa da Taça Brasil em Chapecó. Além da dupla feminina, o Brasil contou ainda com os atletas Jardel de Campos e Rafael Seidel, que fizeram a dupla masculina. Participaram do evento na Turquia 35 países e para serem campeãs a dupla disputou 7 partidas.
A bochófila conta sua maior experiência vivida nestes anos em que é atleta da bocha. “Fizemos a final contra a Suíça e trouxemos para o Brasil um título inédito. Foi emocionante, com a sensação do dever cumprido. Foi show representar toda a nação brasileira e conseguir o único título que ainda não tinha. Já havia conquistado um vice e terceiros lugares em outras nove participações, um sonho realizado, um sonho concretizado”, se emociona Ingrid, que para chegar até a Turquia teve que superar desafios. “A confederação não paga as passagens, nem custos de alimentação e hospedagem, diferentemente dos outros países. Mas usamos isso como motivação. Conseguimos ajuda da população, empresários, vereadores, enfim, minha única palavra é gratidão, gratidão a todos e por isso é que digo, este título é de toda a nação brasileira”, finaliza Ingrid.
Nesta sexta tem decisão no Ginásio Pedro Ivo Campos, em Grão-Pará. Um grande jogo para conhecermos o campeão do Campeonato de Futsal Aberto. As duas melhores equipes da primeira fase chegaram à final e vão brigar pela Taça Farias Terraplanagens. Nas semifinais, realizadas na última sexta-feira, o Granjas DG/Agrifirm eliminou o Urnas GP vencendo por 8 a 7, partida com polêmicas, e na outra semifinal, o Stang/CTG Corvo Branco não deu chances ao adversário, vencendo o Atlético Grão-Pará por 6 a 1. A final acontece em jogo único, com início programado para as 20h.
Podemos dividir o que foi a definição do primeiro finalista do Aberto de Futsal de Grão-Pará em três partes. A primeira que foi até os 5min da etapa final, um jogo equilibrado, até acho que o Granjas DG era um pouco melhor em quadra, principalmente pela atuação do João Vitor, que na ausência do Saraiva assumiu o protagonismo da equipe. Por outro lado, apesar de até ali o placar estava em 3 a 3, o Urnas Grão-Pará tinha o Pakito em quadra visivelmente sem condições físicas e mesmo assim quando ia para o banco ninguém conseguia substituí-lo à altura. A segunda parte seria o período de suspensão, quando as duas equipes ficaram com um jogador a menos.
Sobre as expulsões, comento na sequência. Nestes dois minutos em que as equipes ficaram com três jogadores de linha, o Granjas DG aproveitou para abrir uma vantagem expressiva. Em questão de três minutos o placar já estava 7 a 3. E daí veio a terceira parte, quando sem outro recurso, o Massarico, que vinha sendo poupado por lesão, entrou como goleiro linha e tudo mudou. Inexplicavelmente, a bola começou a queimar nos pés dos jogadores da Granja DG e só quem jogava era o Urnas Grão-Pará. O placar foi apertando e no final o que salvou a equipe do técnico Ganda, que comanda a equipe de fora da quadra e dentro tem seu auxiliar Valdair Ceolin, foi o gol do goleiro Dener, um golaço, por sinal. Final 8 a 7.
Achei exageradas as expulsões, tanto do goleiro Rapha Zabot, quando do ala Luciano. Não que os dois não tenham feito nada. Houve uma disputa por bola, alguns movimentos exagerados, mas que se resolveriam facilmente com cartões amarelos para eles. Poderia até ter expulso o Pakito, que chegou na disputa empurrando o Luciano e já tinha levado um cartão. Sem as expulsões não dá para prever o placar da partida e seria leviano dizer que foram decisivas. O certo é que o jogo teria tomado um rumo diferente do que foi e qualquer uma das duas equipes poderia ter saído vencedora.
Apesar do susto inicial, o Stang/CTG Corvo Branco conseguiu chegar à decisão do aberto de Futsal de Grão-Pará com facilidade. Logo no início o Atlético Grão-Pará abriu a contagem com o ala Morgan, mas em seguida Gui Sartor empatou e o Stang assumiu o controle da partida. Ainda na primeira etapa Matheuzinho virou e Alan Ceará, que já havia sido destaque na decisão do Interempresas do Pinheiral, assumiu o protagonismo e com dois gols dele o Stang virou e fechou a contagem, 6 a 1, com gols de Gui Sartor e Papagaio.
O Interbairros de Futebol de Campo de Braço do Norte teve dois jogos nesta semana. Na última segunda-feira, no Estádio Pedro Dutra, Centro/Coloninha e Bela Vista fizeram um jogo equilibrado com igualdade no placar 3 a 3; Romário, Matheus Michels e Mateus Beza fizeram os gols do Centro/Coloninha e Marco Antonio, Fabrício e Vitinho para o Bela Vista. No mesmo dia e local, o São Francisco de Assis/Santa Paulina venceu o São Basílio por 3 a 0, gols de Matheuzinho, Kauan e Cleidson.
Na quarta-feira, 9, jogaram Travessão/Azeiteiro X Nossa Senhora de Fátima/Uruguaia e Rio Bonito X União Rio Cachorrinhos. Na próxima segunda-feira, dia 14, às 19h15min, no Estádio Lauro Koch, teremos Bela Vista X Nossa Senhora de Fátima/Uruguaia, partida da chave A e em seguida, pela chave C, duelam Floresta/Trevo X Santa Augusta.
Devido a participação de Braço do Norte nos Jogos Abertos, a final do Interbairros de Futsal vai acontecer na próxima sexta-feira, 18. Pisam na quadra do Ginásio Atílio Ghisi as equipes dos bairros Pinheiral/Avistoso X Santa Augusta. Para chegar a decisão o Pinheiral/Avistoso eliminou nas quartas de final o bairro Vila Nova/INSS e na semifinal o Bela Vista; já o bairro Santa Augusta, nas quartas de final eliminou o São Basílio e na semifinal passou pelo bairro Travessão/Azeiteiro.
As semifinais do Interbairros de Futsal de Braço Norte aconteceram na última terça-feira no Ginásio Atílio Ghisi. Vale destacar a heroica classificação do Pinheiral/Avistoso. O Bela Vista dominou e comandou o placar grande parte do jogo, mas o adversário foi cirúrgico. Com gols de Rodrigo e Vitinho o Bela Vista fez 0 a 2 na primeira etapa, Eduardo descontou no início da etapa final, o Bela Vista fez 1 a 3 com Jefinho; em seguida houve o cochilo e o Pinheiral, em questão de 2min, virou o placar; Alcides (2) e Flaris colocaram a equipe do Interior na frente. O jogo seguiu equilibrado, Vitinho empatou e faltando 1min para o término da partida Jefinho fez o gol que parecia ser o da classificação do Bela Vista. Só que nos segundos finais Ivandro Léo deixou tudo igual, 5 a 5 e nas penalidades brilhou a estrela do goleiro Lito. Vitória e classificação do Pinheiral, 3 a 2.
Numa partida onde os goleiros foram destaques, o Santa Augusta derrotou o Travessão/Açucena por 3 a 2. No geral o goleiro Marlon, do Travessão, foi bem mais exigido que o Jairo, Santa Augusta. Na etapa inicial um gol para cada lado, Braian e Higor balançaram as redes; na etapa final novamente Braian, com um golaço, botou o Santa Augusta em vantagem e faltando 10min para o término da partida Leandrinho fez 3 a 1 e somente no apagar das luzes Higor descontou. Final, 3 a 2 e classificação do Santa Augusta.
Passadas duas rodadas, atualizo a classificação da 18ª edição do Coroa Bom de Bola, competição de futebol suíço organizada pela CME de São Ludgero, em conjunto com o Instituto Adesc. O Sicoob lidera com 6 pontos, 100% de aproveitamento, dividem a segunda colocação Apec e Galvane/JL Sports (foto) com 3 pontos e ainda sem pontuar estão Lotus e Ajax. Nesta sexta-feira, 11, a caravana da competição se dirige para a Associação ABA, onde teremos mais dois jogos. Às 19h30min jogam Ajax x Galvane/JL Sports e às 20h30min Lotus x Apec.
Após os resultados das últimas três rodadas do Campeonato de Futsal Interempresas do Gravatal, faltando apenas a rodada desta sexta-feira para o fechamento da primeira fase, a classificação aponta na chave A, o Freitag/Biocontrol, com 9 pontos (classificado) e na briga pela segunda vaga Notus Sports e 100 contrato/Clínica Fernanda Santos, 3 pontos. Na chave B, Grêmio/Farmácia Nossa Senhora de Fátima, 9 pontos (classificado), seguido de Perfisud e Amigos do Franciel com 3 pontos. Na chave C, o Welson Automóveis/Mecânica Evinho assumiu a liderança com 7 pontos, Pneus Gravatal é segundo com a mesma pontuação, Fazenda/Visão Óptica tem 6, Frente e Verso/Vip Lar com 3, mesma pontuação para Contabilidade Esmeraldino/Léo Lanches.
Nesta sexta-feira teremos a definição de quem vai seguir na briga pelo título do Interempresas do Gravatal no masculino. Às 19h15min jogam Contabilidade Esmeraldino/Léo Lanches X Welson Automóveis/Mecânica Evinho, depois Renove Construções X 100 Contrato/Clínica Fernanda Santos e fechando a primeira fase Bela Vista/Farmay X Perfisud. Classificam para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada chave, mais o terceiro colocado da chave C, que tem 5 equipes, mais o terceiro melhor colocado das chaves A e B.
O Interempresas de Futsal Feminino de Gravatal terá sua fase de classificação encerrada na próxima terça-feira com o confronto entre Sede Restrito/Toque mágico/Yasmim Personal X Notus Sports, jogo que acontecerá às 20h15min, no Ginásio Valentim Kindermann. Nesta sexta, 11, às 20h15min jogam Imobiliária do Vale/Galo Doido X Via Atual. Das cinco equipes, quatro vão seguir para as semifinais. A classificação atual tem na liderança o Sede Restrito/Toque Mágico/Yasmim Personal com 9 pontos (classificado), Imobiliária do Vale/Galo Doido 6 pontos (classificado), Via Atual 4 pontos (classificado), Pititus Bar 2 pontos, Notus Sports 1 ponto.
O professor Júlio Cesar de Jesus, comandante da Associação São Ludgero de Karatê, me passou a programação da entidade para fechar o ano. Primeiro lamenta não ter conseguido patrocínio para disputar a final do Campeonato Brasileiro Estudantil que está acontecendo em São Paulo. “A final seria neste sábado, 12, e tínhamos quatro atletas classificados pra disputa. No dia 17 de novembro acontece o exame de faixas coloridas no Ginásio Lino Philippi, a partir das 18hs. No dia 3 de dezembro, a equipe participará de Campeonato de Karatê em Pedras Grandes. Para fechar, em 16 de dezembro, dois atletas sãoludgerenses irão a Joinville para receber o troféu de campeão 2022, evento este organizado pela Federação Catarinense de Karatê”, comemora Júlio.
Rio do Sul vai viver as emoções dos 61ª Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) de 10 a 20 de novembro. Município receberá nos dias de competições em torno de 8 mil pessoas, oriundas de 115 municípios do Estado. Serão 48 modalidades em disputa nos naipes masculino e feminino, com 6.500 atletas competindo por medalhas e troféus. Todas as informações sobre a disputa em Rio do Sul já estão no site da Fesporte, organizadora da competição.
O “melão” rolou pela primeira vez na edição 2022 do Campeonato de Futsal Interfamílias de Rio Fortuna em 2 de novembro e já tivemos 9 jogos até aqui. Na chave A largaram em vantagem na busca pelas vagas na próxima fase as equipes das famílias Schueroff/Roecker, 3 pontos, Moraes/Ricken, 3 pontos, Duessmann, 3 pontos, e ainda não pontuaram Schuelter/Della Giustina, Warmeling/Roecker e Schuelter/Schueroff. Na chave B o panorama é parecido; lidera a família Nack/Feldhaus, 6 pontos, Willemann/Boeing, 6 pontos, Lembeck/May, 6 pontos, e ainda não pontuaram as famílias Santos, Wagner/Souza, Schuelter/Preis e Wiggers/Beckhauser. Em disputa está a Taça Flávio Schuelter.
O Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna vai prosseguir nesta sexta, no domingo e na próxima terça-feira no Ginásio Aloísio Willemann. Hoje, com início às 19h30min, jogam Duessmann X Moraes/Ricken, depois Schueroff/Roecker X Schuelter/Della Giustina e encerra a rodada com a partida entre Schuelter/Schueroff X Warmeling/Roecker. Dia 13 jogam, às 18h30min, Schuelter/Preis X Santos, segue com Nack/Feldhaus X Wagner/Souza e depois jogam Wiggers/Beckhauser X Willemann/Boeing. Dia 15, com início às 19h30min, duelam Schuelter/Della Giustina X Moraes/Ricken, depois teremos Duessmann X Schuelter/Schueroff e encerra com Warmeling/Roecker X Schueroff/Roecker.
A CME de Rio Fortuna encerrou no último domingo seu campeonato de voleibol misto. Disputaram a decisão as equipes do Proinfo Vôlei X La Cantina e pelo placar de 3 sets 1, parciais de 24 a 26, 27 a 25, 25 a 21 e 25 a 15, o Proinfo Vôlei levantou a taça. Na disputa do terceiro lugar, em outro jogo muito disputado, o Aliados Vôlei Clube venceu o Cedup por 3 sets 2.
Apesar da pouca participação, a região do Vale vai estar em Rio do Sul nas modalidades de Taekwondo, representado pelas equipes masculina e feminina de Orleans; no Tiro ao Prato masculino com os municípios de Armazém, Braço do Norte e Rio Fortuna; na Bocha Rafa Vollo masculina e feminina com São Ludgero e Braço do Norte; no Futsal feminino Braço do Norte, do técnico Edenílson (foto), vai disputar vagas contra Lages, Criciúma e Faxinal dos Guedes; e no Voleibol feminino Braço do Norte terá como adversárias na primeira fase Caçador, Criciúma e Blumenau. A delegação do voleibol e futsal de Braço do Norte viajam na próxima segunda-feira para Rio do Sul, com 14 atletas e dois dirigentes por modalidade.
Dois jogos abriram na noite da última terça-feira o 1º Campeonato de Voleibol Misto de Grão-Pará. Quatro equipes estão na disputa pelo título. Saíram em vantagem as equipes do Turma da Peleja (foto), que venceu o Miguel de Patta por 2 sets 0, parciais de 25 a 22 e 25 a 22, e do 100 Pressão, que também venceu por 2 sets 0 o Esquilos Voadores, parciais de 25 a 19 e 25 a 18. A próxima rodada será dia 22 de novembro, terça-feira, às 20h jogam 100 Pressão X Miguel de Patta e em seguida Turma da Peleja X Esquilos Voadores.
A decisão do Regional de Futsal Feminino do Instituto Adesc vai ser mesmo entre L2T, de Braço do Norte e a FME Tubarão. As equipes já haviam vencido os jogos de ida e no último domingo voltaram a vencer suas adversárias e carimbaram suas vagas nas finais. O L2T foi a Santa Rosa de Lima e venceu a CME local por 3 a 4 e em Tubarão a equipe da casa passou pela CME de Armazém por 4 a 0. O primeiro jogo da decisão acontecerá logo após os Jogos Abertos.