Campeão e vice de 2023, 7 de Setembro e Morro do Boi, já sabem com quem vão jogar na primeira fase da competição
Com organização da Liga Urussanguense de Desporto (LUD), a bola vai rolar no dia 2 de março na edição 2024 da Copa Sul dos Campeões. A competição terá 15 equipes na briga pelo título e entre eles estão o 7 de Setembro, de Braço do Norte e o Morro do Boi, de Armazém, campeão e vice do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF) edição 2023. O Vale será também representado pelo União/RBN, de Braço do Norte, que foi o campeão do Regional da LUD.
As quinze equipes foram divididas em três chaves. No Grupo A: Itapirubá (LIF), RB Palhoça (LAVM) e São José (LUD); Grupo B: 7 de Setembro (LAVVF), União Operária (LTF) e Vila Nova (LIF); Grupo C: Içara (LARM), Shalk (LUD) e Barreirinho (LTF); Grupo D: Gatorads (LTF), Turvo (LARM) e Morro do Boi (LAVVF); Grupo E: União/RBN (LUD), Vera Cruz (LIF) e Metropolitano (LARM).
Na primeira fase as equipes jogam dentro do grupo em turno único, classificando os cinco líderes dos grupos e mais os três melhores segundo colocados das chaves. Nas quartas, por sorteio, respeitando a colocação das equipes na fase anterior, serão definidos os adversários; em jogos de ida e volta vão ser definidos os classificados as semifinais e os finalistas. Nestas fases, o segundo jogo será sempre na casa da equipe de melhor campanha.
Na primeira rodada vão jogar São José X RB Palhoça, Vila Nova X União Operária, Barreirinho X Shalk, Morro do Boi X Turvo e Metropolitano X Vera Cruz; folgam Itapirubá, 7 de Setembro, Içara, Gatorads e União/RBN.
Anoir Boeger, Presidente da LAVVF, confia na classificação dos seus representantes. “O 7 tem grande chance de ser o primeiro de sua chave e o Morro do Boi vai ter mais trabalho, pois o grupo é, provavelmente, o mais equilibrado. Mas acredito que passa, pois está montando um bom time”, opina o presidente.